Acontece no APUBH

Conheça a Diretoria Arte e Cultura da Gestão Diálogo, Solidariedade e Luta

Dando prosseguimento à série informativa sobre as diretorias setoriais da gestão 2024-2026, as professoras  do Instituto de Ciências Agrárias (ICA/UFMG) e, Júlia Maria de Andrade e Marilda Teixeira Mendes, falam sobre as propostas da setorial Arte e Cultura, da qual também faz parte o professor da Faculdade de Direito da UFMG, José Luiz Quadro de Magalhães.

 1.  Historicamente, as manifestações artístico-culturais, em suas diversas formas de expressão, têm sido importantes aliadas na luta político-democrático no país e no mundo. Nos sindicatos, inúmeros são os exemplos de uso da arte e da cultura para sensibilização e mobilização para a luta em defesa da educação, da universidade, da ciência e da tecnologia e dos direitos da categoria docente. . Comentem sobre como a setorial pretende integrar a arte e a cultura no fortalecimento das ações e lutas promovidas pelo APUBHUFMG+.

 A integração da arte e da cultura nas ações da APUBHUFMG+ pode ser uma estratégia poderosa para fortalecer as lutas e mobilizar a categoria docente. A arte é uma forma de expressão que consegue comunicar e sensibilizar de maneira profunda e acessível, atingindo não apenas os membros da comunidade acadêmica, mas também a sociedade em geral. Historicamente, a arte tem sido usada como meio de protesto, denúncia e conscientização, transcendendo barreiras e trazendo visibilidade para questões sociais e políticas.

Para o APUBHUFMG+, exercer manifestações culturais pode significar organizar eventos artísticos que reflitam as causas defendidas pelo sindicato, como exposições, peça de teatro, sessões de cinema, sarau de poesia e apresentações musicais, sempre com temas que dialogam com a defesa da educação pública, dos direitos da categoria docente e da valorização da ciência e tecnologia no país. Essas atividades têm o potencial de envolver não só os professores, mas também os estudantes, os pesquisadores e a população em geral, criando uma rede de apoio ampla.

2.   Quais estratégias serão adotadas pela setorial para implementar a proposta de “Reativar espaços de cultura e convívio entre docentes ativos e aposentados nos campi universitários” durante a gestão 2024-2026? Haverão parcerias com a UFMG e com as setoriais Saúde, Acolhimento e Diversidade, e Aposentadoria e Memória?

Para implementar a proposta de “Reativar espaços de cultura e convívio entre docentes ativos e aposentados nos campi universitários” durante a gestão 2024-2026, o setor adotará as seguintes estratégias: Estabelecimento de Parcerias: Serão firmadas parcerias com a UFMG e os setores Saúde, Acolhimento e Diversidade, e Aposentadoria e Memória. Essa cooperação permitirá a criação de atividades intersetoriais que promovam acolhimento, diversidade e saúde entre docentes de diferentes perfis, com atenção especial aos aposentados.

Para o Ponto de Encontro dos Professores – PEP, em Educação de Montes Claros/MG, o setor sugere a oferta de atividades como ginástica, yoga, dança de salão, Happy Hour, torneios esportivos de integração, palestra com temas sugeridos pelos filiados. É importante destacar que o PEP seja aberto aos filiados durante o expediente de trabalho, como espaço para descanso, tendo suporte para a realização de atividade de docente filiados da APUBH como: internet, cozinha ativada, sofá, TV e um responsável pelo espaço, como forma de valorização do espaço pelos filiados, e também como forma de incentivar novos filiados.

3.  A criação de um “canal de escuta aberto e democrático para acatar as sugestões da comunidade universitária sobre as artes e a cultura” é uma das propostas da setorial. Para tal, essa setorial buscará uma articulação com as entidades representativas dos TAEs e dos estudantes de graduação e pós-graduação?

 Para a criação de um “canal de escuta aberto e democrático” que acolha as sugestões da comunidade universitária sobre artes e cultura, o setor buscará uma articulação ampla com as entidades representativas dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) e dos estudantes. Essa integração com diferentes grupos da universidade visa promover um espaço verdadeiramente inclusivo, onde as expressões artísticas e culturais possam refletir a diversidade de perspectivas, origens e experiências presentes na comunidade acadêmica. Ao envolver as vozes de todos os segmentos, o canal de escuta poderá não só captar ideias e propostas variadas, mas também fortalecer o sentimento de pertencimento e engajamento entre a UFMG e o APUBH.

Dessa forma, o canal pretende se tornar um instrumento eficaz para a contribuição de ações culturais e artísticas que promovam o diálogo intercultural e a valorização das identidades individuais e coletivas, além de enriquecer o ambiente universitário com um olhar interdisciplinar e acolhedor. Esse setor sugere que o Canal seja no site da APUBH, informando aos filiados e a comunidade acadêmica.