Acontece no APUBH

Professor(a), fique atento(a) ao marcar as suas férias, para evitar perda financeira 

A partir de janeiro de 2025, começará a ser paga a recomposição salarial para as professoras e os professores da Educação federal. Desta vez, será a primeira parcela, um reajuste de 9% em nossos vencimentos. Já a segunda parcela (3,5%) será paga a partir de abril de 2026. O reajuste consta no acordo firmado entre as entidades representativas da categoria com o governo federal.

Contudo, as professoras e os professores, que estão planejando as suas próximas férias, precisam tomar cuidado para evitar perdas financeiras. Isso porque os cálculos para os vencimentos das férias tomam como base a remuneração do mês anterior. Dessa maneira, caso o(a) professor(a) agende suas férias para o mês de janeiro, a base será o mês de dezembro. Ou seja, os vencimentos não seriam contemplados pelo reajuste.

Diante dessa situação, agendar as férias a partir de fevereiro do próximo ano serviria para evitar perdas financeiras. Afinal, com isso, a recomposição de 9% já seria incluída nos cálculos dos vencimentos de férias. 

Por fim, cabe lembrar que a recomposição, embora parcial, é uma conquista de nossa luta. Algo que foi possível após intensas negociações com o governo, assim como da pressão protagonizada por nosso movimento grevista unificado em nível federal.

Assim, percebemos, na prática, a relevância de fortalecer o movimento sindical. Apenas através dessa luta coletiva, a classe trabalhadora pode conquistar os seus direitos, assim como garantir o seu cumprimento.