Palavra da Presidenta do APUBH sobre as reuniões acerca da Volta ao ANDES-SN
Nos dias 19, 20 e 23 de agosto serão realizadas mais três reuniões da diretoria do APUBH com os docentes filiado(a)s ao sindicato para discutir a possível volta ao ANDES-SN. Desta vez, o encontro acontece no Centro Pedagógico, na Faculdade de Letras e no Instituto de Ciências Agrárias. Confira ao final do texto, o cronograma das visitas já agendadas para acontecer até o mês de outubro. Os convites já foram enviados por e-mail e lista de transmissão whatsapp para o(a)s filiado(a)s de cada unidade já confirmada.
A intenção da diretoria é percorrer todas as unidades acadêmicas em preparação para a Assembleia Geral de filiados e filiadas marcada para 09 de outubro, às 14h30, no auditório Prof.ª Dr.ª Graciela Inés Ravetti de Gómez (1007) da Faculdade de Letras.
Leia abaixo a mensagem da presidenta do Sindicato, professora Maria Rosaria Barbato, do último dia 09 de agosto.
Olá a todas e todos, sou a professora Maria Rosária Barbato, presidenta do Sindicato Docente APUBH. O APUBH deu início nesse mês de agosto a uma série de discussões nas unidades acadêmicas da UFMG para conversar sobre a volta do APUBH ao ANDES- Sindicato Nacional.
As primeiras conversas foram marcadas no Instituto de Geociências e na Faculdade de Direito e foram nas modalidades híbrida e presencial com o objetivo de discutir com os nossos filiados questões administrativas, questões jurídicas, econômicas, mas sobretudo políticas que envolvem a volta do Sindicato Nacional. E também tiramos dúvidas da categoria acerca deste processo.
Essas reuniões nas unidades são reuniões preparatórias à Assembleia, que irá acontecer por deliberação de outra Assembleia que ocorreu alguns meses atrás, ainda na primeira quinzena do mês de outubro de 2024.
O APUBH, quero lembrar a todos e a todas, está desfiliado do ANDES desde 2007, ou seja, há 17 anos. E nesse ínterim, esteve por um breve período, de 2007 a 2011, vinculado ao Proifes-Federação que, neste ano de 2024, todo mundo deve lembrar, teve sua atuação muito questionada, assim como já em passado, por assinar acordo com o governo federal contra a vontade de suas próprias bases e desconsiderando os professores e as professoras em greve de cerca 60 universidades federais. Desde 2011, portanto, nós temos atuado de forma autônoma na defesa dos interesses e dos direitos dos professores da UFMG, mas comlimitações.
Queria apenas destacar que, apesar de possuirmos registro sindical, a famosa carta sindical, recentemente não logramos êxito nas tentativas de participar nas reuniões e nas mesas de negociação com o governo federal. Nós sentamos, sim, em mesa de negociação, nós contribuímos com a negociação e com os rumos da greve por termos integrado o Comando Nacional de Greve do Andes – Sindicato Nacional, e isso em força de um dispositivo regimental previsto expressamente para permitir a participação das bases de entidades não vinculadas à entidade nacional, como a nossa.
A nossa greve mostrou também a importância de estarmos vinculados à entidade nacional, debatendo juntamente com o universo de professores das 60 e mais universidades federais, institutos federais e CEFETs que participam do ANDES e as mais de 110 associações docentes locais.
Por esse universo que participa do ANDES, o sindicato nacional detém a efetiva representatividade da categoria docente. E os professores e as professoras da UFMG devem poder contribuir com voz, mas também com voto, na luta em defesa dos direitos da categoria e na definição dos rumos da política educacional do país.
Portanto, após um percurso de seis anos de avaliação, chegou a hora de nós manifestarmos.
Vamos voltar ao âmbito do Sindicato Nacional?
Convido a todas e todos, professores e professoras participarem em suas unidades das reuniões preparatórias para tirar suas dúvidas. Venham fazer parte deste debate e desta decisão! Participem da Assembleia que ocorrerá no dia 09/10 no Auditório Prof.ª Dr.ª Graciela Inés Ravetti de Gómez (1007) da Faculdade de Letras.
Fiquem atentos e atentas ao calendário de reuniões nas unidades que se encontra em nosso site e nas nossas redes sociais.
E vamos sempre lembrar que juntos somos mais!
Um abraço a todas e todos.
Cronograma de reuniões nas Unidades:
07/08: IGC – 11h30 – Auditório do IGC
08/08: Faculdade de Direito – 11h30 – Auditório Alice Monteiro de Barros
19/08: Centro Pedagógico – 15h – Sala de Reuniões do Centro Pedagógico
20/08: Faculdade de Letras – 11h30 – Mini auditório 2003 (2º andar) da Faculdades de Letras
23/08: ICA – 10h – Auditório do bloco C
26/08: Escola de Música – 09h – Sala 1014
26/08: EBA + TU – 11h30 – Sala da Congregação da Escola de Belas Artes
27/08: COLTEC de 11h10 às 13h30, no Auditório do COLTEC.
27/08: Faculdade de Educação – Auditório Luiz Pompeu de Campos – de 14h às 16h
28/08: ECI – às 15h – Sala da Congregação da Escola de Ciência da Informação, no 4º andar.
28/08: Faculdade de Medicina/Enfermagem – de11h30 às13h30, na Sala 062 – Amílcar Vianna da Faculdade de Medicina
26/09: ICB, Sala de Seminários (Bloco/Sala G4-23) – de 16h às 18h
02/10: EEFTO – 11h30 – Mini auditório (térreo) da EEFFTO