“Balada para Sofrer con Gusto”: arte e política na UFMG, com patrocínio do APUBHUFMG+
O Grupo de Teatro Mulheres Míticas trouxe a peça “Balada para Sofrer con Gusto” para a UFMG. Arte e política marcaram as duas apresentações do espetáculo promovido, que foram realizadas na tarde da última quarta-feira (03/07), no Auditório da Reitoria. A comunidade universitária prestigiou a atividade cultural, que contou com o patrocínio do Edital de Apoio a Professores e Professoras Filiadas do APUBHUFMG+ e com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura da UFMG.
Nesta peça, o grupo de teatro experimenta novas linguagens tais como a Revista e a performance Drag, em uma montagem que vai da poesia transgressora de Copi (persona do dramaturgo e multiartista Raul Damonte Botana) ao resgate de Evita Perón (atriz e primeira-dama) como figura chave do peronismo. O espetáculo conta com dramaturgia inédita, assinada em conjunto por Éder Rodrigues.
Sara Rojo, diretora do espetáculo: “A cultura é política”
“O edital do APUBH foi fundamental, pois permitiu que a peça pudesse ser apresentada em nossa casa”, definiu Sara Rojo, que assina a direção do espetáculo, lembrando que o grupo de teatro é composto por integrantes oriundos da UFMG. A própria diretora da peça é professora aposentada da Faculdade de Letras (FALE) e filiada ao sindicato.
Nas palavras da docente, “o APUBH cumpre um papel fundamental, ao trazer cultura para a universidade”. Ela agradece ao sindicato pelo patrocínio, por meio do edital, ressaltando a relevância da iniciativa. “A cultura é política”, comentou a professora Sara Rojo, “é política na medida em que funciona no pensamento, na estética e nos sentidos”.