Notícias

Professorado da educação federal assinou acordo com o governo

As entidades representativas das servidoras e os servidores docentes da educação federal – FASUBRA, SINASEFE e ANDES-SN – assinaram nesta quinta-feira (27/06), o acordo com o governo federal. Através de uma mobilização histórica, a categoria levou o governo dar prosseguimento às negociações e, com isso, conquistou alguns avanços em comparação às propostas anteriores. Além disso, o diálogo foi mantido aberto com o governo, assim como o debate foi levado à sociedade.

No caso das professoras e dos professores das universidades e dos institutos federais de ensino superior filiados ao ANDES-SN, as assembleias de base deliberam por aceitar as propostas de acordo do governo, apresentadas pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e pelo Ministério da Educação (MEC). Diante dessa decisão, a categoria deliberou, ainda, pela saída coletiva do movimento grevista. As decisões foram ratificadas, no último domingo (23/06), em assembleia do Comando Nacional de Greve do ANDES-SN.

Entre os dias 21 e 23 de junho, ocorreu uma rodada de assembleias locais nas seções sindicais do sindicato nacional, para avaliar as propostas apresentadas pelo MGI e pelo MEC, para ponderar sobre a possibilidade de assinar o acordo com o governo federal e para deliberar sobre os rumos da greve. As respostas foram, então, submetidas ao CNG. E assim, após dois dias de intenso trabalho de sistematização das repostas e de debate dos resultados das assembleias, chegou-se a um consenso das decisões da categoria da base ANDES-SN.

E mesmo após a assinatura do acordo por parte do sindicato nacional, as bases possuem autonomia para deliberarem sobre as datas próprias de saída da greve até dia 3 de julho, data dentro da qual ocorrerão novas assembleias locais.

APUBHUFMG+ PRESENTE!

A presidenta do APUBHUFMG+, professora Maria Rosaria Barbato, enquanto observadora  do sindicato APUBH no Comando Nacional Greve (CNG), esteve presente, desde o dia 10 de junho, nas discussões. Embora não seja uma seção sindical do ANDES-SN, o APUBHUFMG+ integrou o Comando Nacional de Greve.. Após a finalização da greve dos professores e professoras da UFMG, o APUBHUFMG+ integrou o CNG na qualidade de observador (com direito a voz). Algo previsto pelo regimento do CNG, organizado pelo ANDES-SN em 15 de abril de 2024, que permitia expressamente a participação de outros sindicatos autônomos, como é o caso do sindicato APUBHUFMG+.

Crédito das fotos: integrantes do CNG do ANDES-SN.

Cabe lembrar que, na mais recente assembleia docente da UFMG, a categoria deliberou por aceitar as propostas governistas para as servidoras e os servidores docentes da educação federal. Diante da deliberação da categoria, a assembleia também aprovou que fosse feita uma recomendação ao ANDES-SN para que assinasse o acordo com o governo federal.

E agora, mesmo com a assinatura do termo de acordo, as discussões com o governo sobre as pautas não orçamentárias irão continuar. A nossa luta continua!