Espaço aberto para o diálogo: sindicatos buscam apoio de lideranças políticas na negociação com o governo
Fotos: Ascom Gleisi Hoffman/Gabriel Paiva/Ascom Rogério Correia
O APUBHUFMG+, enquanto representante legal de nossa categoria, continua se posicionando e se manifestando em defesa de nossas reinvindicações. Cada vez mais, devemos ocupar todos os espaços pertinentes para que a nossa voz seja ouvida.
Na manhã de segunda-feira(06/05), a professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBHUFMG+, participou de reunião com a presidente do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann. Além da presidenta do nosso sindicato, o encontro também contou a participação de Jailton Lira, presidente da Adufal, de Andréa Stinghen, presidenta da APUFPR, e de José Marcelo Rocha Aranha, primeiro tesoureiro da APUFPR.
Na conversa com a parlamentar, as representações sindicais buscaram o apoio da bancada federal nas negociações com o governo sobre a Campanha Salarial 2024. Assim, a abertura desse diálogo cumpre função estratégica, para fortalecer a nossa pressão por respostas concretas às pautas do funcionalismo público da educação federal.
Já na terça-feira (7), a presidenta do APUBHUFMG+, juntamente com a presidenta da APUFPR e o presidente da Adufal, se reuniram com a liderança do governo na Câmara dos Deputados, Odair Cunha (PT-MG) e o coordenador do Núcleo de Educação do PT, Pedro Uczai (PT-SC).
Assim como na reunião com a líder do partido, as representações sindicais pleitearam a necessidade de intermediação de parlamentares do campo progressista, junto ao governo, em relação às demandas da categoria docente das universidades federais.
Ainda com o intuito de ampliar esse canal de diálogo, as lideranças sindicais também se reuniram com o deputado Rogério Correia (PT-MG), coordenador da Frente Parlamentar pelo Serviço Público. Os encontros também contaram com a participação Ângelo Vanhoni (PT-PR), vereador de Curitiba.
Professoras e professores da UFMG em greve! A nossa luta continua!