Notícias

12 de dezembro: nova jornada de mobilizações

Conforme o APUBHUFMG+ vem informando, nós, servidores públicos em nível federal, estamos em plena campanha salarial pela mais que justa valorização de nossos salários, que se encontram defasados desde 2010. Os 9% de aumento que tivemos esse ano não contemplam as perdas de mais de uma década de defasagem salarial, que, no caso dos professores de ensino superior, chegam à casa dos 53%.

A situação se torna pior à medida que as rodadas da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que foi reaberta apenas neste ano, não tem sido produtivas, no sentido de se ter encaminhamentos concretos em relação a um reposição salarial aos servidores públicos federais.  De fato, após cinco rodadas de negociações, o governo sequer apresentou um índice de reposição, tendo informado apenas que seria possível ter alguma proposta de reajuste e de benefícios ainda no orçamento de 2023 para exercício de 2024, com o orçamento aprovado. E, mais que isso, foi afirmado que, em caso de necessidade, até maio de 2024, é possível se ter algum crédito suplementar para os reajustes, se o que for negociado na próxima mesa, em dezembro, pelo governo, não for suficiente para atender as reivindicações.

Ainda assim, dada a morosidade e indisposição do governo federal em apresentar dados concretos, para o próximo dia 12 de dezembro, o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) estão convocando uma paralisação entre 14h as 16h, em que a promessa é cruzar os braços e parar as atividades com a intenção de que o governo apresente proposta concreta de reajuste salarial.

Nós, do APUBHUFMG+, apoiamos esta ação do conjunto do funcionalismo público federal, tal qual fizemos ao longo de toda o curso da campanha salarial deste ano. É importante que o governo federal entenda a necessidade de valorizar o funcionalismo público, ainda mais após o governo Bolsonaro, que de tudo fez para nos destruir. Convidamos a todas e todos a assistir a transmissão ao vivo diretamente da sede do Fonacate, com a participação do Fonasefe. A live proporcionará uma oportunidade para os servidores mobilizados se manifestarem.