Notícias

Mais de mil docentes da UFMG assinaram Carta/Manifesto em apoio à pré-candidatura de Lula

A proximidade das eleições presidenciais dá ainda mais força para o debate sobre o sucateamento, em curso no governo Bolsonaro, dos serviços que o Estado presta à população. No caso da categoria docente, em especial, há grande preocupação sobre os rumos que o próximo governo a assumir o Poder Executivo dará à Educação e à Ciência públicas. Nesse contexto, fica a dúvida: dentre as pré-candidaturas à presidência, que foram apresentadas até então, qual projeto melhor contempla os anseios e necessidades do ensino público brasileiro, em seus diferentes âmbitos?

Para um grande número de professoras e professores da UFMG, a pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva é a melhor opção para essa questão. O posicionamento foi formalizado na “Carta/Manifesto dos professores da UFMG, em apoio a Lula”, organizada pelo Comitê de Luta Docente da UFMG. Até o momento, mais de mil docentes já assinaram o documento, incluindo professores ativos e aposentados, bem como docentes eméritos, ex-reitores e ex-vice-reitores da universidade. A professora emérita Nilma Lino Gomes e as ex-reitoras Ana Lúcia Gazzola e Heloisa Starling estão entre as pessoas que aderiram ao manifesto.

O lançamento do documento ocorreu na manhã da última quinta-feira (07/07), na Praça de Serviços do Campus Pampulha. Na ocasião, as professoras e professores que integram o comitê distribuíram panfletos, com o texto da Carta/Manifesto e nome dos signatários, além de conscientizar as pessoas que passaram pelo local para o tema.  Estiveram presentes membros da comunidade acadêmica e representantes de sindicatos e de mandatos populares.

Na carta, a escolha é justificada, apontando que “apoiamos a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva porque acreditamos que ele fará um governo que fortalecerá a escola pública, da educação infantil à pós-graduação”.  Outro trecho da carta descreve: “Sob a atual presidência, o Ministério da Educação não apenas se transformou num balcão de negócios desonestos e prejudiciais à escola pública, como perdeu sua capacidade de desenvolver políticas que venham ao encontro dos anseios da maioria da população”.

Mais informações: https://forms.gle/htdzu5HgmcZtv9WQA

Leia, a seguir, o documento na íntegra:

Carta/Manifesto dos professores da UFMG, em apoio a Lula

Nós, abaixo assinados/as, vimos a público externar o nosso apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República. Nós o fazemos diante da imperiosa necessidade de cessar a destruição em marcha da educação pública brasileira e de estancar a utilização de recursos públicos em projetos e ações reconhecidamente corruptos e desonestos no campo da educação e nas demais políticas públicas republicanas.

Nós que, em passado recente ou no presente, atuamos e contribuímos com diversas administrações públicas na área da educação, e vimos o Brasil avançar na garantia de escola para todas as crianças e jovens e a desenvolver projetos de resgate da dignidade dos profissionais que nela atuam, assistimos, desolados, a destruição de nossas maiores esperanças em um futuro melhor para as novas gerações.

Sob a atual presidência, o Ministério da Educação não apenas se transformou num balcão de negócios desonestos e prejudiciais à escola pública, como perdeu sua capacidade de desenvolver políticas que venham ao encontro dos anseios da maioria da população.

Do mesmo modo, o MEC perdeu toda a sua credibilidade como articulador do Sistema Nacional de Educação, atuando muito mais como inimigo dos estados e municípios do que como parceiro e animador de boas práticas em educação em todo o Brasil.

Ao lado de cortes brutais nos orçamentos das instituições federais de ensino e fomento, presenciamos a desmontagem de todo o sistema de ciência, tecnologia e inovação, além de um discurso negacionista e obscurantista. Isso tudo condena o país ao atraso.

Mas é preciso dizer que apoiamos a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva não apenas pela falta de qualidade de seu adversário mais poderoso hoje, o atual presidente da República, responsável direto pela morte de centenas de milhares de pessoas durante a pandemia e pelo descalabro que tomou conta do Ministério da Educação.

Não, não é apenas por isso. Acreditamos que uma vitória de Luiz Inácio Lula da Silva significará não apenas o resgate da dignidade da presidência da República, mas também o reforço à democracia e às suas mais importantes garantias: as políticas públicas que visam diminuir as vergonhosas desigualdades brasileiras, combater a violência que ceifa vida de milhares de jovens negros, de mulheres e pessoas LGBTQIA+, de indígenas, dos povos tradicionais e dos ambientes e garantir melhores condições de vida para a população brasileira.

Apoiamos a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva porque acreditamos que ele fará, como já demonstrou anteriormente, um governo que fortalecerá a escola pública, da educação infantil à pós-graduação; que atuará para tornar mais digna a vida dos profissionais da educação, ampliará as políticas de creches e pré-escolas e aquelas que permitem que a juventude mais pobre entre e permaneça no ensino superior público e gratuito; que se articulará com estados e municípios para fazer com que todo o Brasil avance igualmente para a oferta de uma escola de qualidade para todas as nossas crianças e jovens.

Precisamos hoje, mais do que nunca, derrotar aqueles que insistem em destruir nossos melhores sonhos de futuro! Precisamos nos unir em torno de uma candidatura que represente a possibilidade de retomarmos as rédeas da história em direção a um futuro melhor para todas as brasileiras e todos os brasileiros! Por isso, apoiamos a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República! Faça parte deste movimento conosco!