APUBHUFMG+ integra a criação do Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 em BH
Há dois meses, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte foi dissolvido. A pandemia, no entanto, não terminou. Na verdade, a cidade vem lidando com o aumento de infeções pelo vírus e o surgimento de novas variantes mais transmissíveis e agressivas. Paralelo a isso, a PBH vem flexibilizando a obrigatoriedade de medidas de biossegurança, como o uso de máscaras.
Em resposta a esse cenário preocupante, antigos membros do Comitê da PBH, membros do Comitê da UFMG, infectologistas, epidemiologistas, entidades sindicais, sociais e da área da saúde se uniram para construir, coletivamente, formas de combate à pandemia na capital mineira. Assim, foi criado o Comitê Popular de Enfrentamento à Covid-19 em BH.
O lançamento do Comitê ocorreu na tarde de hoje (03/06), em entrevista coletiva, na Casa do Jornalista. O APUBHUFMG+ faz parte da composição do coletivo, tendo sido representado no lançamento por sua presidenta, Maria Rosaria Barbato, e pela primeira suplente da diretoria executiva, professora Solange Godoy.
A iniciativa tem a proposta de dar continuidade ao trabalho que era realizado pelo Comitê da PBH, mas reforçado pela adição de especialistas e entidade preocupadas com essa causa. Além disso, o coletivo não possui vínculo com o poder municipal. Entre as primeiras medidas que foram anunciadas, estão a publicação de boletim semanal, com a atualização do número de casos na capital, e de notas técnicas, com orientações para a população.
Além do APUBHUFMG+, o Comitê é formado por: Carlos Starling, infectologista, Membro da Sociedade Brasileira de Infectologia e consultor científico; Cristina Alvim, coordenadora do Comitê de Enfretamento à COVID19 da UFMG; Henrique Guerra, epidemiologista, professor da PUC Minas; Unaí Tupinambás, infectologista, professor da Faculdade de Medicina da UFMG; Dirceu Greco, professor emérito da UFMG; Estevão Urbano, médico infectologista e presidente da Sociedade Mineira de Infectologia; Wanderson Oliveira, epidemiologista e secretário de Saúde do STF.
E também participam as entidades: núcleo mineiro da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia; Associação de Usuários de Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais (ASUSSAM-MG); Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte; Conselho Regional de Psicologia de MG 12. Diretório Central dos Estudantes da UFMG (DCE/UFMG); Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania; Observatório de Políticas e Cuidados em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (sede do Comitê); Pastoral da Saúde; Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais; Sindicato dos Enfermeiros de Minas Gerais; Sindicato das Psicólogas e Psicólogos de MG.
Confira o Boletim Epidemiológico 01 – Comitê Popular de Enfrentamento à Covide 10 – BH: Boletim Epidemiológico 01 – Comitê Popular de Enfrentamento à Covide 10 – BH
Créditos das Fotos: Solange Godoy, Marsa Barbato e Marcos Cruz