Acontece no APUBH

#19J: APUBH UFMG+ no ato contra o Governo Bolsonaro

A necropolítica Bolsonarista nos trouxe à marca de 500 mil mortes pela Covid-19 no Brasil. A sua política de desmonte do Estado brasileiro, embasado em sua ideologia neoliberal, tem levado o Brasil  a um número recorde de desempregados e trabalhadores informais. A fome alcança 40 milhões de pessoas. Acrescido a essa tragédia humana e sanitária, o projeto neoliberal do governo Bolsonaro, progressivamente, vende empresas estratégicas para o país, a exemplo da Eletrobrás e, agora na linha de frente, os Correios.

Por sua vez, as IFES e Institutos Técnicos Federais, neste ano de 2021, tiveram novamente os seus orçamentos cortados com extrema virulência, deixando as IFES brasileiras com o mesmo orçamento auferidos no ano de 2012. Com isso, vai-se ferindo de morte o ordenamento da Constituição Federal de 1988 e, lentamente, asfixia-se o funcionamento das Universidades públicas brasileiras, quando o Estado deixa de responsabilizar-se de suas obrigações previstas na Constituição Federal. Os partidos conservadores e de direita do Congresso Nacional, partícipes do projeto desse desgoverno, coadunam o seu papel enquanto pertencentes ao mesmo espectro político-ideológico do governo Bolsonaro. Rendem-se, assim, ao fisiologismo e ao autoritarismo econômico, sendo colaborador do que se tem de pior na história política brasileira, com a instrumentalização pública do “Estado Novo Bolsonarista” – com mecanismos da “Velha República” sendo ressuscitados.

Por tudo isto, o dia #19J foi marcado por milhares de pessoas nas ruas reivindicando o fim do governo Bolsonaro. As manifestações foram expressivas, mobilizando no Brasil mais de 750 mil pessoas em mais de 400 municípios, de acordo com o jornal Brasil de Fato.  Em Belo Horizonte o ato reuniu dezenas de milhares de pessoas.

O APUBH UFMG+ marcou presença desde o princípio das movimentações. Realizamos inúmeras projeções, confeccionamos outdoors e divulgamos nas nossas redes sociais a convocação para o ato. Além disso, distribuímos materiais aos nossos filiados, como camisas e bandeiras com palavras de ordem contra o governo Bolsonaro e máscaras pff2 de forma a nos proteger durante o ato, além de folhetos para docentes e a população belorizontina. As atividades foram transmitidas ao vivo, através do Canal da Educação MG, no Youtube.

O APUBH UFMG+ está presente junto aos professores e professoras contra esse governo genocida frente à pandemia, imprimindo dessa maneira o que deve ser um sindicato de luta. Assista aqui às projeções feitas no Centro de Belo Horizonte, promovidas pelo APUBH.  Assista, no canal da Apubh no Youtube, o vídeo do APUBH UFMG+ sobre a potência do ato 19J.

 

Galeria de Fotos: 19/06/2021 | Ato FORA GOVERNO BOLSONARO