NADi/APUBH iniciou um ciclo de rodas de conversa com as professoras e os professores da universidade
Núcleo de Acolhimento e Diálogo do APUBH promoveu um espaço de encontro, fala e escuta da categoria docente.
As professoras e os professores da UFMG se preparam para iniciar um novo semestre letivo, em meio a um dos piores momentos da pandemia da Covid-19e aos efeitos da necropolítica do Governo Bolsonaro. Diante dos desafios enfrentados, neste período tão único quanto conturbado, o Núcleo de Acolhimento e Diálogo do APUBH (NADi/APUBH) conversou com a categoria docente sobre essas questões, na manhã desta sexta-feira (14/05), na Roda de Conversa ‘Tudo certo como 2 e 2 são 5’.
O Núcleo tem a proposta de realizar, mensalmente, atividades virtuais como essa, promovendo, assim, um espaço de encontro, fala e escuta da categoria docente. As atividades online são abertas a todas/os as/os docentes da universidade, filiados ou não.
O APUBH UFMG+ está aberto à categoria para a construção e fortalecimento de saídas coletivas para as nossas lutas. O Núcleo de Acolhimento e Diálogo do APUBH (NADi/APUBH) é um espaço de escuta, diálogo, acolhimento e tomada de decisões coletivas. Com uma proposta de acolhimento realizado com base no diálogo, contribui para conectar os docentes de forma afetiva, reconhecendo seu contexto, realidade e demandas singulares. Conheça o trabalho do NADi/APUBH, no hotsite: https://apubh.org.br/acolhimento/. O contato com o NADI pode ser feito do e-mail acolhimento@apubh.org.br ou do telefone/WhatsApp: 31 99949-9135.
Fortalecimento da luta coletiva
A conversa foi iniciada pela professora Solange Cervinho Bicalho Godoy, integrante do NADi/APUBH e primeira suplente da diretoria executiva do sindicato. Em meio à complexa conjuntura atual, a professora acredita na importância do fortalecimento coletivo, sendo que, nesse sentido, o Núcleo de Acolhimento e Diálogo possui papel fundamental, junto à diretoria executiva do sindicato. De acordo com a professora, o trabalho do Núcleo contribui para “nortear essas ações coletivas, de modo a estabelecer um diálogo com a categoria docente”.
A presidenta do APUBH UFMG+, professora Maria Rosaria Barbato, saudou os membros do NADi pela realização deste encontro virtual, bem como por todo o trabalho desenvolvido. A professora destacou a relevância deste espaço de acolhimento, quando as professoras e professores enfrentam um momento de exaustão, diante da realidade vivenciada pela categoria e por todo o país. E, por isso mesmo, ela acredita que “dialogar, estar juntos e entender um ao outro é de uma importância ímpar para todos nós”. “Nós estamos aqui, de braços abertos, para escutar e dialogar e também para nos colocarmos, porque somos também professoras e professores afetados por esta realidade”, reforçou a presidenta do sindicato.
A conversa prosseguiu com a apresentação da psicóloga social Julie Amaral, que passou a integrar NADi/APUBH, sendo responsável pelo acolhimento inicial dos docentes e das demandas recebidas pelo Núcleo. “Para mim, é um prazer imenso estar aqui com vocês nessa construção que, na verdade, é uma construção coletiva. E toda construção coletiva é, em si, muito potente”, definiu a psicóloga. Julie Amaral observou que o NADi busca a “transformação dessas pautas, que aparecem, inicialmente, como pautas individuais, mas que tem respaldo nesse contexto macro que nós vivenciamos. E o nosso intuito é a transformação e o diálogo, fazer a interlocução entre o sindicato, que é uma entidade extremante importante na nossa sociedade, e as pautas que vem de cada um e cada uma, em suas vivências diárias de trabalho”.
Espaço para troca de ideias e momento de relaxamento
“Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de Educação que proporcionasse às classes dominadas perceberem as injustiças sociais de maneira crítica”. Essa é uma citação de Paulo Freire(1921-1997), patrono da Educação brasileira. Assim como esta, outras frases de Freire e de outros intelectuais foram enviadas aos participantes, por meio do e-mail de confirmação de inscrição no evento. As citações serviram de provocação para a reflexão, abrindo espaço para o debate. De forma livre e democrática, os participantes puderem comentar as frases, expor opiniões e compartilhar experiências. A dinâmica contribuiu para a compreensão das realidades da categoria, bem como serviu para colher temas para as próximas rodas de conversa.
A atividade online foi finalizada com um momento de relaxamento, conduzido por Tarcisio dos Santos Ramos, professor de técnicas corporais do Tetro Universitário da UFMG. Neste momento de trabalho remoto, em que tanto a saúde da mente quanto a do corpo vêm sendo fortemente afetadas, o professor Tarcisio conduziu exercícios corporais, que puderam ser executados pelos participantes, no sentido de renovar nossas energias para a vida e as lutas. Ele também refletiu, junto aos presentes, sobre as mudanças a que estamos expostos, nesta nova modalidade de ensino, e a necessidade de incluir cuidados físicos na rotina cotidiana.