Acontece no APUBH

A adoção de um lockdown rígido é a melhor opção para BH? Participe do debate!

Assista à liveLockdown e seus efeitos”, na próxima terça-feira (20/04). O debate online é uma realização do APUBH UFMG+, em parceria com a ABJD/MG e a ABMMD/MG.

A cidade de Araraquara, no estado de São Paulo, tem chamado a atenção de todo país, após ter implementado um lockdown rígido, como estratégia para conter o avanço da pandemia da Covid-19. De acordo com matéria publicada pelo G1, em 21/03, após um mês de adoção da medida, a cidade registrou “queda no número de casos na ordem de 57,5% e diminuição de 39% na média semanal de mortes, além da desocupação de leitos de UTI, que não tem filas de espera há 13 dias”. Resultados positivos também foram observados em países da Europa que adotaram o lockdown, como a Itália e o Reino Unido.

Atualmente, o Brasil vive o pior momento da pandemia da Covid-19. O país está enfrentando recordes no número de casos de contágio e de mortes por causa do vírus, colapso do sistema de saúde e falta de recursos para o tratamento dos infectados. Tal situação é agravada pela política genocida do Governo Bolsonaro na condução da crise. Assim, a discussão sobre a adoção de uma medida de contenção semelhante à adotada em Araraquara vem ganhando força em várias cidades brasileiras.

Na capital mineira, o Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMS-BH) recomendou a adoção do lockdown na cidade. Esta também foi a recomendação do abaixo-assinado promovido pelo APUBH UFMG+, com assinaturas de docentes da UFMG, que foi entregue ao prefeito Alexandre Kalil, na quarta-feira, 14 de abril. Do mesmo modo, diversas entidades do setor médico, movimentos populares e sindicatos vêm pressionando a PBH pela implementação da medida.

Para que possamos aprofundar o debate sobre os motivos para a implementação dessa medida e as suas implicações, convidamos a todas e todos a participarem da live “Lockdown e seus efeitos”. O debate online terá a presença da secretária da Saúde da Prefeitura de Araraquara (SP), Eliana Aparecida Mori Honain, do médico infectologista Unaí Tupinambás, professor da UFMG e integrante dos Comitês de Enfrentamento à Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte e da UFMG, e do matemático Luiz Henrique Duczmal, professor titular do Departamento de Estatística da UFMG. A mediação será feita pela presidente do APUBH, professora Maria Rosaria Barbato.

Acompanhe a transmissão ao vivo, na próxima terça-feira (20/04), a partir das 18h, através do Canal do APUBH no Youtube: cutt.ly/apubh. A atividade online é realizada pelo APUBH UFMG+, em parceria com a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia/Núcleo Minas Gerais (ABJD/MG) e a Associação Brasileira de Médicos e Médicas pela Democracia/ Núcleo Minas Gerais (ABMMD/MG). Haverá certificado para os participantes.

Saiba mais:

ABC: Acadêmicos pedem lockdown no Brasil

BBC: Araraquara X Bauru: dois retratos do Brasil com e sem lockdown contra a covid-19