Acontece no APUBH

APUBH promove mesa redonda com representantes da ANDES e do PROIFES

Reunir o Sindicato com as professoras e professores para discutir os efeitos da conjuntura político-econômica do país sobre as conquistas históricas da categoria docente e da Educação foi o objetivo da ação “Lanche com APUBH: vamos falar sobre liberdade de cátedra, carreira docente e remuneração?”. A ação foi realizada no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), na terça-feira (06/11), e simultaneamente na Escola de Belas Artes (EBA) e na Escola de Arquitetura (EA), na quinta-feira (08/11).

O “Lanche com APUBH” foi uma oportunidade de encontro da categoria para debater temas cruciais. As professoras e  os professores que participaram dos encontros puderam tirar suas dúvidas com as assessoras jurídicas da APUBH, a advogada Sarah Campos, que esteve presente nos no ICEx e na EA, e a advogada Flávia Mesquita, que  participou na EBA.

De acordo com Campos, a perseguição a professores e o cerceamento à liberdade de cátedra viola a liberdade de expressão e ensino, que são garantias previstas na Constituição. “Diante deste contexto, a preocupação da APUBH é de que os professores tenham canais de comunicação para orientar e enfrentar essas situações, em eventuais de constrangimento, de denúncias de alunos e de assédio moral, inclusive”, apontou a advogada.

O Sindicato está disponível para atender aos seus filiados nesses casos, oferecendo suporte institucional e jurídico. Além disso, a UFMG possui canais institucionalizados de denúncia em caso de violações de direitos humanos, como a Clínica de Direitos Humanos. Os órgãos recebem denúncias e assessoram juridicamente.

Clique no link abaixo para conferir um documento com esclarecimentos sobre carreira-remuneração, aposentadoria e liberdade de cátedra, desenvolvido pela advogada Flávia Mesquita, assessora jurídica da APUBH.