Notícias

Zema nomeia segundo colocado da lista tríplice como reitor da Unimontes

Foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 31 de dezembro, a nomeação de Wagner de Paulo Santiago para o cargo de reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e de Dalton Caldeira Rocha como vice-reitor da mesma instituição. A nomeação, no entanto, não seguiu os resultados democráticos do processo eleitoral da Universidade, uma vez que o governador Romeu Zema indicou o segundo colocado de ambos os cargos, que obtiveram, respectivamente, 34,28% e 31,11% dos votos.

Concluída na noite do dia 11 de novembro, a apuração dos votos das eleições para composição da lista tríplice da gestão 2022-2026 teve como mais votados os professores Antônio Alvimar para reitor, com 50,07% dos votos, e Helena Papa para vice- reitora, com 49,04% dos votos. Porém, segundo a legislação, o governador não é obrigado a seguir a decisão da comunidade acadêmica e tem liberdade política para optar por um dos nomes da lista tríplice.

Primeiro colocado no processo eleitoral, o professor Antônio Alvimar foi nomeado para o cargo de reitor em 2018 pelo então governador Fernando Pimentel (PT), o que dá indícios sobre as motivações políticas e ideológicas de Zema ao preterir o candidato em relação a Wagner Santiago. Esse ponto reforça os alinhamentos do atual governo do estado em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro, sendo que Zema rompeu a tradição dos governadores de Minas Gerais, e que vigorava desde 1998, de referendar a escolha da comunidade acadêmica.

Agindo de forma semelhante ao ex-presidente que apoiou nas eleições de 2022, Zema desrespeitou a autonomia da comunidade acadêmica em escolher seus reitores. E para nós, cabe o dever de questionar as motivações que o levaram a tal escolha. Afinal, a indicação de um privatista, que sequer venceu no processo democrático, escancara o descuido para com a universidade pública que, ao que tudo indica, o governo estadual em nada está interessado em manter as instituições públicas que lhe compete,  em pleno funcionamento.