Notícias

Weintraub terá que explicar acusação de maconha nas universidades

Fonte: Contee

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados convocará o ministro na próxima semana para prestar esclarecimentos aos parlamentares

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira 4 a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para explicar as acusações de existência de supostas plantações de maconha e laboratórios de produção de drogas sintéticas nas universidades federais, entre outras declarações. A ida do ministro à Comissão está prevista para a próxima semana.

As afirmações do ministro foram feitas em entrevista concedida ao Jornal da Cidade Online. “Você tem plantações de maconha, mas não são três pés de maconha, são plantações extensivas de algumas universidades, a ponto de ter borrifador de agrotóxico. Porque orgânico é bom contra a soja para não ter agroindústria no Brasil, mas na maconha deles eles querem toda tecnologia à disposição”, disse.

A deputada federal Margarida Salomão, coordenadora da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais e autora de um dos requerimentos de convocação, disse que são acusações irresponsáveis.

“O ministro terá a oportunidade de explicar a todos os parlamentares essas informações despropositadas que vem fazendo a respeito das universidades brasileiras. Vamos querer saber onde tem plantio de maconha, onde tem fabricação de drogas, onde está a balbúrdia”, afirmou a parlamentar.

A votação para convocação teve 24 votos favoráveis e oito contra. “Muitos dos votos vieram de partidos que têm votado sistematicamente com o governo. Então, podemos dizer que o ministro está produzindo contra si uma grande frente parlamentar suprapartidária”, acrescentou Margarida.

Da Carta Capital