Notícias

Um BBB vale mais que um professor? Salário do magistério no Brasil é pior que em 40 países

Em entrevista ao G1, o ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Arthur Picoli, afirmou que o contrato para aparecer em propagandas de uma marca de cerveja rendeu ao professor de educação física, o equivalente a 5 anos de seu antigo salário como professor.

A discrepância de valores comentada por Arthur ilustra como é a remuneração dos professores no Brasil. De acordo com dados do relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), obtidos pela BBC News, a média do salário inicial dos professores dos anos finais do ensino fundamental é a menor entre 40 países.

Mais do que se falar em valorização dos professores e profissionais da educação, devemos pautar diretamente as condições salariais da categoria. O não pagamento do piso salarial é uma realidade em quase todos os estados brasileiros e muitos professores precisam cobrir dois ou três turnos para terem condições mínimas de sobrevivência. Mesmo com o acréscimo de bônus e pagamentos adicionais, como o 13º salário, a remuneração dos professores brasileiros ainda é 46% menor do que a média dos países membros da OCDE.

“Igualdade de oportunidades é um ingrediente chave para uma sociedade democrática forte e coesa. Diferentemente de políticas que podem combater as consequências, a educação pode atacar as raízes da desigualdade de oportunidades”, disse nesta quinta-feira o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, de acordo com a Revista Exame. “Reforçar investimentos em uma educação melhor e mais relevante será fundamental para ajudar os países a oferecer prosperidade social e econômica de longo prazo”, completou Cormann, em Paris.