Notícias

UFMG e Unesco promovem segunda conferência internacional das humanidades

Fonte: UFMG.

Inscrições para submissão de trabalhos estão abertas até o dia 25 de novembro

Migrantes do Oriente Médio a caminho da Europa, em 2016; fluxo migratório é um dos eixos da conferência | Foto: Manu Gomez/ Fotomovimiento/Fotos públicas

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos que serão apresentados durante a Segunda conferência internacional das humanidades: sustentabilidade, bem-estar e direitos humanos, que ocorrerá de 9 a 11 de dezembro, em parceria com a Unesco, Cátedra Unesco/UFMG Territorialidades e humanidades: a globalização das luzes e Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM).

Os interessados, que podem ser estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, vinculados a instituições de ensino superior no país ou no exterior, devem se inscrever pelo sistema Easy Chair, no qual devem criar um login e senha que lhe darão acesso contínuo ao sistema, até o encerramento das inscrições, no dia 25 de novembro.

Os trabalhos serão apresentados em forma de pôsteres, nos dias 10 e 11 de dezembro, e devem abordar um dos cinco eixos temáticos, que também nortearão as conferências e as mesas-redondas: Universidade, humanidades e direitos humanos; Sustentabilidade; Justiça, diversidade e direitos humanos; Migrações e territórios; Humanidades: luzes, territórios e gestão cultural.

As inscrições para ouvintes poderão ser feitas por e-mail, enviando nome completo, CPF e filiação institucional para o endereço eletrônico catedraunescoluzes@dri.ufmg.br. As instruções para inscrição e elaboração dos pôsteres e a programação estão disponíveis no site da conferência.

Para o professor Luiz Carlos Villalta, do Departamento de História da Fafich e titular da cátedra, instituída na UFMG em setembro deste ano, essa segunda edição da conferência reunirá pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e gestores e representantes de instituições para “propor respostas para tantos desafios vividos pela humanidade, como desastres ambientais, violação de diretos humanos, intolerâncias étnicas e de gênero, fluxos migratórios, aprofundamento da pobreza e desigualdades”.

primeira conferência ocorreu em 2016, como preparatória para Conferência Mundial das Humanidades, realizada em Liège, na Bélgica, em 2017, e que terão suas prioridades ratificadas pela Conferência Geral da Unesco, neste mês, em Paris.