Notícias

TSE lança cartilha didática sobre frases e expressões racistas para tirarmos do vocabulário

No dia 30 de novembro, durante o Encontro Democracia e Consciência Antirracista na Justiça Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou oficialmente a cartilha “Expressões racistas: como evitá-las?”. O documento é uma iniciativa da Comissão de Promoção de Igualdade Racial, coordenada pelo corregedor-geral eleitoral Benedito Gonçalves, e conta com orientações para abolir ou substituir expressões de origem racista do vocabulário nacional.

A linguagem é um elemento histórico e simbólico e a forma como escolhemos nos expressar carrega o peso dessas origens. Foi pensando nisso que a cartilha didática foi lançada e disponibilizada na biblioteca digital do TSE. Na apresentação do documento, o ministro Benedito Gonçalves diz que “a comissão visa promover a mudança de hábitos e comportamentos nas pessoas e facilitar a exclusão de expressões idiomáticas que possam embutir preconceito racial”.

O documento elenca 40 termos e frases que trazem consigo o histórico de discriminação racial, explicando as origens e justificando a necessidade de suas substituições. Ainda, a cartilha conta com expressões que remetem ao período escravagista no país, frases com teor derrogatório a religiões de matriz africana e verbos.

A cartilha completa está disponível gratuitamente e pode ser acessada pelo site do TSE. É possível, também, fazer sugestões de outras expressões pelo email nid@tse.jus.br. Para o futuro, o livreto pode ganhar novas edições, com a ampliação da lista de termos e expressões  racistas.