Notícias

Solidariedade às vítimas do ataque neonazista em escolas de Aracruz, no Espírito Santo

Nós, da Diretoria do APUBHUFMG+, manifestamos o nosso pesar e a nossa solidariedade para com familiares, pessoas amigas e comunidade escolar das vítimas do atentado perpetrado na última sexta-feira (25/11), na Escola Estadual Primo Bitti e na escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral, no município de Aracruz, no Espírito Santo. O ato de violência foi cometido por um adolescente de 16 anos, que abriu fogo contra docentes e estudantes destas instituições, causando a morte de quatro pessoas e levando mais de outras dez a serem hospitalizadas.

Lamentamos profundamente as vidas perdidas, dentre elas a da professora e pesquisadora Flávia Amboss Merçon Leonardo, nossa colega da comunidade acadêmica da UFMG. Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia e Arqueologia (PPGAn/UFMG), a professora lecionava na Escola Estadual Primo Bitti e integrava o Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais (GESTA) da universidade.

Ao cometer os crimes, o atirador portava símbolos nazistas, como revelam gravações e informações divulgadas pela Polícia Civil do Espírito Santo. De maneira traumática, nossa sociedade vem sendo confrontadas com as consequências nefastas do crescimento da ideologia de extrema-direita no país. Além disso, nos deparamos com o aumento alarmante de casos de crimes violentos em escolas.

Assim, prestamos as nossas homenagens à memória da pesquisadora Flávia Amboss Merçon Leonardo e de todas as vítimas deste crime de ódio. Esperamos que as circunstâncias e as motivações deste crime sejam devidamente elucidadas, assim como todas as pessoas envolvidas e responsáveis sejam exemplarmente identificadas, julgadas e punidas.

Não podemos nos calar diante da cultura armamentista e de ideologias de ódio que nos impõem tantas perdas. Não podemos permitir que a violência continue a interromper vidas e a impedir que ambientes educativos cumpram o seu papel para com a sociedade.

O Brasil precisa dar um basta à cultura do ódio e ao culto da violência!

 

Diretoria do APUBHUFMG+ (Gestão 2022-2024)