Notícias

Semana de trabalho de 4 dias gera aumento de produtividade e empregados mais felizes, apontam testes piloto

Entre junho e dezembro de 2023, a organização sem fins lucrativos 4 Day Week Global e a Reconnect Happiness at Work, realizarão no Brasil um teste piloto inédito sobre a implantação da semana de trabalho de quatro dias.  A primeira é responsável pela execução, análise e divulgação dos resultados de testes pilotos global sobre a semana de quatro dias. Já a segunda é uma empresa brasileira especializada em felicidade no trabalho e liderança positiva. Austrália, Bélgica, Chile, Espanha, Islândia, Japão, Nova Zelândia, Portugal e Reino Unido são alguns dos países que já participaram da experiência e com resultados considerados positivos.

De acordo com a 4 Day Week Global Brasil, no Reino Unido, onde foi realizado o maior teste mundial da redução da semana de trabalho, com a participação de 61 empresas e 2900 trabalhadores, os principais resultados foram que92% das empresas continuarão com semana 4 dias, 39% dos trabalhadores  participantes da pesquisa  se sentiram menos estressados, 71% reduziram sintomas de burnout e 54% acharam mais fácil conciliar vida pessoal e profissional. Verificou-se também o aumento de 1.4% na receita, comparado com período similar em anos anteriores a   e 15% dos trabalhadores participantes disseram que nenhum aumento de salário os faria voltar à semana de 5 dias.

A premissa da semana de quatro dias é a da redução da carga horária de trabalho de 40 para 32 horas semanais, mas sem redução de salário e de benefícios.  “O modelo adotado é o 100-80-100: 100% de pagamento do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade”, segundo a 4 Day Week Global Brasil.  As experiências realizadas até o momento têm mostrado que o ganho não é apenas do trabalhador, mas também do empregador, visto que a diminuição da carga horária gera aumento da produtividade, da pontualidade no cumprimento de prazos e cronogramas, da assertividade, diminuição do tempo das reuniões (tornaram-se mais objetivas, o que pode tornar o trabalho mais operativo e menos reflexivo).  Isto porque é interesse do trabalhador assegurar o cumprimento da agenda a fim de garantir o seu tempo livre para atividades de lazer e bem estar e mais qualidade de vida e com família. O que contribui, claro, para a melhora da saúde mental, diminuição de licenças médicas por cansaço ou estresse, etc.

No Brasil, as empresas interessadas em participar do teste podem inscrever-se no site da 4 Day Week Global: https://www.4dayweekbrazil.com/ . Reportagem publicada pelo Brasil de Fato, em fevereiro de 2023, destacou que “a redução da jornada de trabalho sem diminuição de salários é uma reivindicação histórica do movimento sindical brasileiro”. É importante lembrar que a legislação brasileira estabelece apenas o limite máximo da carga horária de trabalho e não o mínimo. Além disso, em caso de adesão à semana de quatro dias, a constituição salvaguarda o trabalhador da diminuição de salário, que é proibida.  Resta saber se há interesse, abertura e pacto social do empresariado brasileiro para implantar um modelo de trabalho que dê aos trabalhadores maior tempo para investimento em si mesmo, seja no lazer, na vida familiar ou para o aprimoramento cultural, saúde, política e educação, sem prejuízo de salário e direitos, especialmente para os novos contratos.