Notícias

Saiba como ajudar os atingidos pelas chuvas no sul da Bahia e norte de Minas

As chuvas e enchentes que atingiram o sul da Bahia e parte da região norte de Minas Gerais afetaram drasticamente a vida de centenas de famílias nas últimas semanas. Milhares de pessoas estão desabrigadas, muitas perderam tudo, casa, móveis, eletrodomésticos, roupas e itens de higiene pessoal. A necropolítica do governo Bolsonaro é omissa e irresponsável, não tratando essa tragédia como uma prioridade de calamidade pública, recusando ajuda da Argentina, por exemplo.

Em resposta a isso, a solidariedade cresceu. Por todo o Brasil dezenas de campanhas de solidariedade aos atingidos surgiram nas últimas semanas e com a facilidade de mecanismos como o PIX, doações estão sendo recebidas rapidamente e de qualquer lugar do país.

Conheça alguns movimentos e saiba como contribuir com essas ações:

 

Grupo de Amigos da Praia Ilhéus

@gap_ilheus

O grupo tem sido um dos mais atuantes na assistência  no Sul da Bahia. Eles afirmam que o pós-crise decorrente das enchentes será ainda mais dramático devido à necessidade de reconstrução das casas e resgate da dignidade das pessoas atingidas e que estão em extrema vulnerabilidade. Os impactos econômicos e ambientais são incalculáveis.  A sua doação terá a finalidade de apoiar a reconstrução do Sul da Bahia e para matar a fome dos desabrigados e desalojados.

PIX: 33013795/0001-21.

International Donation: PayPal (bit.ly/donategap)

 

DCE UNEB (Universidade Estadual da Bahia)

@dceuneboficial

As redes de solidariedade têm tido um papel muito importante no apoio à tragédia causada pelas enchentes no sul da Bahia. O Diretório Central de Estudantes da Universidade Estadual da Bahia (DCE/UNEB) está em contato com grupos de pessoas e entidades em algumas das cidades atingidas para contribuir  nessa tragédia.

PIX: diretoriocentral.uneb@gmail.com

 

UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia)

@ufsb_oficial

 

Chamada Solidária

@chamadasolidaria

Doe para o sul da Bahia:

PIX: chamadasolidaria@gmail.com

 

APIB

@apiboficial

O MUPOIBA e a Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia – FINPAT – estão realizando uma campanha solidária para ajudar centenas de famílias indígenas que estão em estado de calamidade pública, ocasionado pelas fortes chuvas na região. As famílias estão precisando de apoio social, na doação de gêneros alimentícios e produtos de limpeza e higiene pessoal, água potável/mineral, colchonetes e cobertores.

 

Conta para doação:

Associação Nacional de Ação Indigenista

Banco do Brasil

Agência: 3466-5

Conta: 60311-2

O Pix CNPJ

13100342000125

 

 

Cruz Vermelha

@cruzvermelhabrasileira

SOS Chuvas Bahia.  Para continuar facilitando doações às vítimas das enchentes na Bahia, a partir de agora você também pode contribuir com a campanha nacional de arrecadação da Cruz Vermelha Brasileira através do @mercadopagobr. Confira o passo a passo abaixo e ajude quem precisa!

 

AMAS

@amas_oficial_mg

 

O Norte de Minas precisa de ajuda! A maioria das cidades estão em situação de emergência em decorrência das fortes chuvas na região.

 

SERVAS – Serviço Voluntário de Assistência Social

@servas_oficial

O norte de Minas Gerais, tão assolado pela seca, sofre agora com as chuvas. Mais uma vez o SERVAS está mobilizado para a arrecadação de donativos que serão doados àqueles que perderam seus pertences. Novamente conta-se com a solidariedade de todos para essa ajuda humanitária. Doe roupas, alimentos, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza.

As doações poderão ser entregues, a partir da próxima semana, na sede do SERVAS, Avenida Cristóvão Colombo, 683 – Belo Horizonte – Savassi.

Telefone: (31) 3349-2400

 

 

CUFAMINAS

@cufaminas

 Campanha Band, FNA e CUFA abraçam Minas

Faça sua doação:

PIX: 07.648.380/0001-14

www.cufaminas.org/

As doações serão revertidas em alimentos, itens de higiene e todo tipo de produto que possa ajudar as 430 mil pessoas afetadas.

@band_minas

@frentenacionalantirracista