Notícias

Projeto Belimbeleza é um convite a “outrar-se” durante a quarentena

Iniciativa do professor Tarcísio Mauro Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMG, e abraçado por docentes, servidores, entidades e estudantes da universidade propõe compartilhamento de arte e cultura em meio à pandemia do Covid-19.

“Outrar-se”, expressão registrada por Fernando Pessoa, indica empatia, solidariedade; também colocar-se no lugar do outro. É esse o objetivo do Projeto Belimbeleza, que incentiva o compartilhamento de músicas, poesias, formas de arte e gentileza como instrumento de apoio nesse atual período marcado pelo medo e a apreensão, a pandemia do novo coronavírus.

O professor Tarcísio Mauro Vago, titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Educacional e pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMG, teve a ideia após a suspensão das aulas presenciais nos campi da universidade, no dia 18 de março. Inicialmente, sua intenção era prover apoio para os estudantes que ficaram nas moradias universitárias e, aos poucos, se expandiu para abarcar outras redes de apoio.

Segundo o professor, a iniciativa surgiu em listas de WhatsApp que mantém com estudantes das moradias da UFMG. Após uma boa acolhida, resolveu expandir e convidar professores, servidores, amigos de outros cantos do Brasil e do mundo. Foram compartilhados músicas, declamações de poemas, histórias e relatos de vivência.

“O objetivo é dar e receber apoio como forma de superar a solidão. Busquei, então, provocar estudantes a realizarem exercícios de arte e cultura, estimulando a criatividade naqueles que estão em isolamento social”, comentou Tarcísio.

As manifestações podem ser enviadas para o seguinte número de WhatsApp: (31) 98647-2240 e serão compartilhadas durante a programação diária da Rádio UFMG Educativa (https://ufmg.br/comunicacao/radio-ufmg-educativa), a partir do dia 1º de abril.

É interessante, mas não obrigatório, que o áudio contenha:

– Um cumprimento às ouvintes e os ouvintes da Rádio UFMG Educativa;

– Seu nome e sobrenome;

– Sua filiação institucional ou profissional;

– Sua contribuição, que pode ser um recado, uma mensagem positiva, indicações de leitura, música ou audiovisual; também pode ser a leitura de um livro, recitar um poema seu ou de outros, cantar uma música. Deixe a imaginação comandar!