Notícias

Projeto artístico propõe transformar reclusão em criação

Buscando reduzir os danos do isolamento social, medida necessária para conter os avanços da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a companhia Ananda, projeto de extensão da UFMG coordenado pela professora Anamaria Fernandes Viana, criou o Quarentena.  O objetivo do projeto é criar um espaço de compartilhamento de vivências, estimulando a criatividade e a expressão artística para contribuir com o bem-estar mental da comunidade.

O Quarentena consiste no compartilhamento de vídeos, sem tema pré-estabelecido, no site da companhia e no Instagram do projeto. Os vídeos podem ser produzidos no espaço que as pessoas dispuserem, seja em casa, apartamento, varanda ou quintal. As criações serão postadas diariamente nas mídias da companhia e podem ter até 40 segundos, junto de uma audiodescrição do material, para  ser acessível a todos os públicos.

Segundo Anamaria, o Quarentena “propõe, nesses tempos de guerra, de individualismo, egoísmo, arrogância, ignorância e violência, formatos de criação que nos levem a aprender com esse grito da natureza”. Ao estimular a criatividade em meio à pandemia do novo coronavírus e os medos sociais que surgem nesse período, o projeto é “uma possibilidade de tocarmos uns aos outros”, valorizando novas maneiras de se relacionar.

Instagram do projeto Quarentena, onde estão sendo postados os vídeos dos participantes