Notícias

Professores da UFMG lançam livro em homenagem a LUIZ DE CARVALHO BICALHO

 

A história acadêmica e política do professor Luiz de Carvalho Bicalho é reverenciada na obra “Luiz de Carvalho Bicalho: Memórias de uma trajetória intelectual e política” (Editora UFMG). Na ocasião de lançamento, os organizadores do livro, Solange Cervinho Bicalho Godoy, filha de Luiz, Miriam Hermeto, Ivan Domingues e o acadêmico Caio Boschi, aluno e amigo, prestarão tributos ao professor emérito da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais. A cerimônia será realizada no dia 30 de março, a partir das 19h30, na sede da Academia Mineira de Letras.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual Academia Mineira de Letras – AML (PRONAC 220355), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da CEMIG.

Além de professor, o homenageado foi ativista político nos anos 1940 e 1950, tendo sido secretário do Partido Comunista Brasileiro (PCB – Seção de Minas Gerais), até o final dos anos 50, quando se desligou do Partido e passou a se dedicar integralmente à atividade docente. Luiz de Carvalho também participou da fundação da UnB, ao lado de Darcy Ribeiro e outras personalidades. Em seu regresso a Belo Horizonte, foi contratado pela UFMG em 1963, onde atuou paralelamente ao Colégio Municipal, aposentando-se em 1988. Faleceu em 1994 e ao longo de sua trajetória, revelou uma rara sensibilidade para articular a filosofia e a política, em suas diferentes frentes, partidária ou não, vivenciando as duas faces do eminente intelectual público que foi, a saber: como intelectual do partido e politicamente engajado, e como professor e intelectual da academia, com grande influência na UFMG em seu conjunto, transcendendo a filosofia e a FAFICH.

O livro, que será distribuído na cerimônia, é narrado no gênero memorialístico, em torno da biografia de alguém conhecido e estimado na universidade, na família e na cidade, com os rigores e a circunspecção da história intelectual e suas exigências tecno-metodológicas próprias. A obra se divide em quatro partes: 1ª – “Ensaios biográficos e intelectual”, de autoria dos organizadores; 2ª – “Escritos de Luiz de Carvalho Bicalho”, constituindo uma espécie de florilégio das suas publicações datadas de épocas diversas e cobrindo as vertentes política, acadêmica e biográfica da sua vida pública e pessoal; 3ª – “Escritos sobre Luiz de Carvalho Bicalho”, compondo um mosaico, desde as laudatios em cerimônias de titulação acadêmica (professor emérito), até os obituários por ocasião de seu falecimento; e 4ª – “Caderno de Imagens”, abarcando fotos de diferentes épocas, ligadas à sua vida pessoal, à sua biografia política e às suas atividades acadêmicas.

 

Sobre os organizadores/palestrantes

Solange Cervinho Bicalho Godoy é doutora em Enfermagem, professora do Departamento de Enfermagem Básica da Escola de Enfermagem da UFMG e do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão de Serviços de Saúde /EEUFMG. Coordenadora do Projeto de Telessaúde na EEUFMG e do Projeto de Telenfermagem no Núcleo de Telessaúde de Minas Gerais /UFMG.

Miriam Hermeto é doutora em História, professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História na FAFICH/UFMG, onde é co-coordenadora do Laboratório de História do Tempo Presente.

Ivan Domingues é doutor em filosofia pela Universidade de Paris 1, Sorbonne, com estágios pós-doutorais nas Universidades de Oxford e de Notre Dame, nos Estados Unidos, e atuou ao longo dos anos como professor no Departamento de Filosofia da UFMG, hoje aposentado e continuando vinculado à Pós-Graduação.

 

Fonte: Divulgação Autores do livro e Academia Mineira de Letras