Notícias

Primeira edição do Lançamento Coletivo de Livros de Pessoas Filiadas ao APUBHUFMG+

APUBHUFMG+ promoveu primeira edição do Lançamento Coletivo de Livros de Pessoas Filiadas ao Sindicato | Foto: Anderson Fabiano.

Na noite da última terça-feira (11/04), o APUBHUFMG+ promoveu a primeira edição do Lançamento Coletivo de Livros de Pessoas Filiadas ao Sindicato. Promovida na Casa SINDIFES, a iniciativa abriu espaço para docentes apresentarem as suas obras, assim como para compartilhar um pouco de suas vivências na literatura e na Universidade.

A presidenta do sindicato, professora Maria Rosaria Barbato, abriu as falas da noite, chamando a atenção para a necessidade de promover atividades como esta, que contribuam a reaproximação presencial, após o longo período de distanciamento físico em decorrência da pandemia. Essa iniciativa, inclusive, ainda de acordo com ela, explicita como a produção intelectual de docentes da universidade, tanto em atividade quanto em aposentadoria, permanece viva, relevante e potente, mesmo nestes momentos de adversidades.

Por outro lado, a professora Maria Rosaria também ressaltou a importância da presença da categoria para a construção coletiva das lutas do sindicato. Afinal, como ela explicou, apesar do povo brasileiro ter derrotado o governo Bolsonaro nas urnas, ainda não derrotamos o bolsonarismo e o capitalismo em sua fase mais perversa – o neoliberalismo. Nas palavras da professora: “Eu convido a todas e todos a se fazerem presentes. Nós precisamos de presença física, para conversarmos e debatermos os problemas que vivemos e as nossas resistências para continuarmos em luta”.

A condução da atividade foi realizada pela vice-presidenta do APUBHUFMG+, professora Analise de Jesus da Silva, representando a comissão do sindicato responsável por organizar o evento. Em sua fala inicial, a docente apresentou dados das pessoas autoras, inscritas para integrar o lançamento coletivo. De acordo com ela, esse levantamento de informações contribui para a compreensão do cenário da produção  do cenário da produção literária na universidade por parte de docentes, bem como serve de base para a construção das próximas ações de divulgação a serem implementas.

Prosseguindo com a atividade, a palavra foi passada para as pessoas autoras presentes no evento. A primeira fala foi da professora Lizia Maria Porto Ramos, integrante da Diretoria Aposentar, que apresentou a obra “Escrevinhar – a magia de alinhar palavras e tecer histórias.  Crônicas e prosa poética”. Na sequência, a professora Magda Velloso, presidenta da OAP/UFMG, apresentou o livro de contos “Fatias”.

O livro “Luiz de Carvalho Bicalho: Memórias de uma trajetória intelectual e política” foi apresentado pela professora Solange Cervinho Bicalho Godoy, primeira suplemente da diretoria do APUBHUFMG+, que é filha da pessoa homenageada na obra. A docente é uma das organizadoras do livro, em parceria com Ivan Domingues e Miriam Hermeto. E fechando os lançamentos, a professora Libéria Rodrigues Neves, da Faculdade de Educação (FaE/UFMG), apresentou o livro “Teatro-conversação na escola: o uso do teatro na conversação como mediador de conflitos na educação”.

E para aprofundar a conversa, tivemos a presença virtual da professora Eleonora Ziller Camenietzki, que leciona na Faculdade de Letras da UFRJ. Ela destacou a relevância da iniciativa, que contribui para recompor a integração sindical na vida docente. Encerrando a primeira edição do evento, as pessoas presentes se reuniram para uma confraternização, ao som de apresentação musical de voz e violão. Neste momento, também ocorreu a exposição e venda das obras apresentadas.

 

GALEIRA DE FOTOS: 11/04/2023 | Lançamento Coletivo de Livros de Pessoas Filiadas ao APUBHUFMG+