Notícias

Posicionamento da diretoria do APUBHUFMG+ em relação ao retorno 100% das atividades presenciais

O período compreendido entre o fim de 2021 e início de 2022 foi marcado por novo recrudescimento da pandemia da Covid-19. Houve significativa mudança no quadro epidemiológico, com crescimento exponencial dos casos. A título de exemplo, entre 3 de janeiro e 5 de janeiro em Belo Horizonte, de acordo com o Boletim Epidemiológico e Assistencial da cidade, o índice de novos casos por 100 mil habitantes mais que dobrou. De fato, como ocorreu durante todo o período da pandemia, a conjuntura epidemiológica brasileira reproduz, o que ocorreu em alguns locais como a Europa e Estados Unidos. Nestes locais, ao fim de 2021, houve um “boom” de novos casos que fez com que medidas restritivas fossem novamente impostas à população.

Neste sentido, acreditamos que a Universidade, enquanto instituição pública, deve primar pelo exemplo à sociedade com relação ao enfrentamento à pandemia pautado nos dados e orientações científicas. Durante todo o período da pandemia, as universidades foram centro da divulgação do conhecimento científico e exemplo de enfrentamento consciente à pandemia, contra o negacionismo e a necropolítica do governo Bolsonaro. Por isso, ao se pensar em retorno das atividades 100% presenciais, é estritamente necessário que se coloquem como base os dados que a pesquisa científica nos proporciona.

Assim, conforme vem sendo amplamente defendido pelas instituições de pesquisa, é imperativa a necessidade do passaporte vacinal completo para toda comunidade acadêmica, em caso de retorno das atividades presenciais. Precisamos primar pela defesa da saúde daqueles que compreenderam que a única forma de combater o cenário epidemiológico que vivemos é a vacinação. Mais que isso, dados os numerosos exemplos de fraude que pulularam no último período com relação à comprovação vacinal, acreditamos que é necessária a criação de uma alternativa de passaporte específico para a comunidade acadêmica. Também é rigorosamente necessária a imposição do uso de equipamentos de proteção individual, como a obrigação do uso de máscara pff2 para toda a comunidade acadêmica e visitantes e álcool em gel.

É imperativa a necessidade de normativa única para todos os campi da universidade e para o COLTEC e o Centro Pedagógico, respeitando os indicativos científicos para este retorno presencial. Pelos documentos produzidos pela UFMG sobre o retorno, não está claro este funcionamento coletivo. Em Montes Claros, por exemplo, está sendo convocada o retorno da ocupação de 100% dos espaços já para o dia 10 de janeiro, com os professores tendo que cumprir a jornada de trabalho de 30 horas semanais. O COLTEC retomou as aulas práticas, principalmente para os alunos de terceiro ano, desde novembro de 2021 e retornou as atividades completamente presenciais no dia 3 de janeiro. O Centro Pedagógico encerrou o ano letivo de 2021 no dia 23 de dezembro e volta presencialmente para o ano letivo de 2022 em 2 de fevereiro. Em um cenário de recrudescimento da pandemia, não se deve haver espaços para interpretação. Todas as normativas devem ser o mais explícitas e gerais possíveis, para toda a comunidade acadêmica.

Mantendo a coerência com as nossas ações durante toda a pandemia da Covid-19, o posicionamento da diretoria do APUBHUFMG+ é o de respeito à ciência e aos trabalhadores da educação. E o que os indicadores têm demonstrado, é que o cenário pandêmico é de recrudescimento do número de infecções e, consequentemente, de grandes riscos de se retornar, agora, as atividades presenciais.   Assim, acreditamos que a ação necessária é a de se pressionar as instâncias cabíveis para que este retorno seja realizado respeitando todo o cenário aqui apontado, inclusive a necessidade de retroceder, rapidamente, no plano de retorno que foi proposto ao fim do ano passado, em um cenário pandêmico diferente. É preciso colocar em pauta, inclusive, a necessidade de se retroceder para etapas anteriores, dado a dinâmica própria da pandemia deste período que estamos vivendo.

 

APUBHUFMG+ – Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais e Campus Ouro Branco/UFSJ – Gestão Travessias na Luta – 2020/2022

 

Segue a imagem do crescimento exponencial da Covid-19 nas duas últimas semanas em Belo Horizonte: