Notícias

Plenária da Frente Mineira em Defesa do SUS acontece na próxima terça, 24/09

Fonte: Sind-Saúde/MG.

Nestes tempos de ataque e desprezo pela democracia e pelo Estado de Direito, pelos direitos históricos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores, pela Amazônia e o Meio Ambiente, pela Educação Pública e pelo SUS universal, público e de qualidade é preciso muita luta e unidade das esquerdas e dos movimentos sociais.

Em relação ao SUS:

– o subfinanciamento cada vez mais evidente;

– o insuficiente respeito a democracia participativa e a carreira dos trabalhadores do SUS;

–  a descaracterização completa da estratégia Saúde da Família e da atenção básica;

– o avanço das forças do mercado travestidas de parcerias público-privadas (OSS e outros modelos de gestão )

– as tentativas de expansionismo de planos de saúde,

Nos liga mais uma vez a um compromisso com o SUS e a população brasileira.

Não podemos nos calar e é necessário que se crie uma discussão com todos da importância do direito a vida e de uma consciência sanitária que reatualize a importância de um Sistema de Saúde Universal como direito.

Para tanto é fundamental que rearticulemos a FRENTE MINEIRA EM DEFESA DO SUS num encontro de movimentos de esquerda que historicamente lutaram em defesa destes direitos, dentro e para além da Reforma Sanitária Brasileira que garantiu na constituição de 1988 a Saúde como direito de todos e dever do Estado.

Assim convocamos uma plenária de movimentos que fizeram parte deste processo para o dia 24/09 as 19 horas no Sind-Saúde/MG – Av. Afonso Pena, 578 – 17º andar – Centro – BH/MG.