Perto de alcançar meta, campanha dos hospitais é reforçada por egressos da UFMG
Fonte: UFMG.
Graças ao empenho de ex-alunos, três empresas fizeram doações, que subsidiam a produção de álcool 70% e evitam a contaminação de torneiras e bebedouros
A campanha de financiamento coletivo que está sendo realizada pela UFMG para apoiar financeiramente o trabalho de combate à pandemia de Sars-coV-2 do Hospital das Clínicas da UFMG, do Hospital Risoleta Tolentino Neves e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro Sul recebeu importantes doações de três empresas brasileiras.
A Beloar cedeu 30 adaptadores automatizadores para os bebedouros desses hospitais, o que possibilitará que sejam utilizados sem que seus usuários precisem tocar nos aparelhos, de forma a diminuir os riscos de contaminação. Já a BR Distribuidora doou três mil litros de álcool anidro para que a Faculdade de Farmácia possa produzir álcool a 70%, líquido e em gel, para os hospitais e a UPA.
“Para que a Faculdade de Farmácia faça esse processamento, é necessário utilizar um tipo de polímero com baixa disponibilidade de oferta”, conta a professora Ana Flávia Machado, diretora de Cooperação Institucional, órgão responsável pela intermediação dessas doações. É aí que entra o apoio de outra empresa, a Basf, que doou 800 quilos desse polímero para a UFMG.
O bom filho a casa torna
A doação das empresas é resultado da atuação proativa de egressos da UFMG. A Beloar, por exemplo, é de propriedade de Muriel de Almeida Ornela, egresso do mestrado em Administração da Universidade.
Os adaptadores para torneiras e bebedouros desenvolvidos pela empresa visam colaborar especificamente para o combate à Covid-19. O dispositivo elimina totalmente a necessidade de contato do usuário ao abrir uma torneira, seja de bebedouro ou de lavabo, evitando um dos focos de contaminação pelo novo coronavírus, que são as superfícies de uso comum.
Para Muriel, o caso do produto desenvolvido por sua empresa exemplifica o papel que os egressos das universidades públicas brasileiras podem e devem desempenhar. “Acredito que esse caso é um importante exemplo para reforçar a importância da ciência para a sociedade brasileira, neste momento de constantes ataques às instituições e personalidades educadoras do nosso país”, afirma.
Sempre UFMG
A doação da BR Distribuidora foi viabilizada, em grande parte, pelo trabalho de Ricardo Luiz Fernandes, egresso do curso de Engenharia Química. “Foi ele quem contatou a UFMG para informar sobre apoio da empresa às universidades, dispondo-se a nos ajudar nesse processo”, diz Ana Flávia Machado, destacando também a importância da atuação da diretora da Faculdade de Farmácia, Leiliane Coelho, na intermediação desse processo. Leiliane é a coordenadora do grupo de pesquisadores que está trabalhando no processamento do álcool.
Segundo Ana Flávia, já está no horizonte uma nova remessa da BR Distribuidora de outros três mil litros de álcool anidro. Além da doação da empresa, a UFMG recebeu recursos da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu) para manufaturar o produto.
A colaboração desses egressos remete ao Programa Sempre UFMG, cujo objetivo é estreitar o relacionamento entre a Universidade e seus ex-alunos de modo a incentivar essa cultura de retorno e retribuição. Os interessados em atualizar os seus dados no programa podem fazê-lo por meio deste link.