Notícias

Nota Técnica do Ministério da Saúde nega eficácia das vacinas, mas confirma de Hidroxicloroquina

Na contramão das evidências científicas e do próprio bom senso, o Ministério da Saúde do governo Bolsonaro afirmou que as vacinas contra a Covid-19 não são seguras e não possuem eficácia contra o vírus, ao mesmo tempo que atesta a eficiência e a segurança da Hidroxicloroquina. A análise consta em Nota Técnica, publicada Diário Oficial da União do dia 21/01/2022, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE), do Ministério da Saúde.

O relatório foi utilizado pelo Ministério da Saúde para contestar as diretrizes da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (CONITEC). A CONITEC já se posicionou contra o uso do chamado “kit Covid” (que inclui a Hidroxicloroquina e outros medicamentos) no tratamento de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).

É importante frisar que a eficiência e segurança das vacinas contra a Covid-19, que estão em uso no Brasil, foram garantidos por rigorosos métodos e testagens científicas, com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Do mesmo modo, a Ciência também já demonstrou que os medicamentos do “kit Covid” não são eficientes e ainda apresentam riscos para os pacientes infectados pelo vírus. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, segue esse posicionamento.

Nesta terça-feira (24/01), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) publicou a Nota “Ministério da Saúde ataca novamente a Ciência e a Saúde da população brasileira”, em que afirma que “considera inaceitável que o Ministério da Saúde divulgue diretrizes contra a vacinação, ao mesmo tempo que recomenda tratamentos para covid-19 que são prejudiciais à saúde da população”. Houve protestos também entre os parlamentares. O senador Humberto Costa (PT/PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), deve convidar o secretario Hélio Angotti Neto, que está à frente da SCTIE, para depor.  E os partidos Rede e PSOL irão acionar o Supremo Tribunal Federal (STF).

Naquele mesmo dia, o Ministério da Saúde anunciou o recuo das informações. A pasta informou que a tabela, em que constam os supostos dados sobre as vacinas e a Hidroxicloroquina, serão retirados da nota técnica. O caso demonstra o alinhamento com a política negacionista do Governo Bolsonaro. O próprio presidente se manifestou, em diferentes ocasiões, contra a vacinação, o uso de máscaras e outras medidas de segurança sanitária. Ele já afirmou, inclusive, não ter se vacinado, além de ser um ferrenho defensor do “kit Covid”. E mais recentemente, Bolsonaro se mostrou avesso à vacinação de crianças contra o vírus.

Apesar do governo obscurantista, a campanha de vacinação tem contribuído ativamente para o controle da proliferação da Covid-19. O trabalho e expertise do SUS têm sido fundamentais, sobretudo em um momento de recrudescimento da pandemia no país. O que confirma a importância do investimento do Estado em pesquisa científica e Saúde pública.

Não podemos nos calar diante de um governo que nega a Ciência, colocando em risco a vida da população. Vacina salva vidas! A Ciência salva vida! Fora Governo Bolsonaro!

 

Com informações da SBPC e da Rede Brasil Atual.