Notícias

Nota pública da ABC em defesa da universidade pública, da ciência e da educação

Fonte: ABC

A universidade pu?blica tem prestado um inestima?vel servic?o ao Brasil, contribuindo para o avanc?o da cie?ncia e da inovac?a?o e para a formulac?a?o de poli?ticas pu?blicas que levem a um pai?s moderno e menos desigual. A formac?a?o de profissionais qualificados e a realizac?a?o de pesquisas avanc?adas em medicina, agricultura, energias renova?veis, novos materiais, nanotecnologia e biodiversidade, entre outras, beneficiam a sau?de da populac?a?o, a seguranc?a alimentar, a indu?stria nacional e promovem um futuro sustenta?vel para o pai?s. Fortalecem sua economia e seu protagonismo internacional.

E? lamenta?vel, assim, que o titular do Ministe?rio da Educac?a?o, um dos mais importantes do pai?s, vilipendie e calunie esse grande patrimo?nio nacional, propagando denu?ncias na?o fundamentadas, que atingem brasileiros empenhados na construc?a?o do futuro do Brasil. Com essa atitude, desmerece o cargo que ocupa. Deveria, pelo contra?rio, estimular os jovens a prosseguir em seus estudos e a ingressar nas instituic?o?es que ataca.

A incontine?ncia verbal do ministro prejudica a nac?a?o brasileira. E? hora de recuperar a integridade do Ministe?rio da Educac?a?o. E de promover a educac?a?o na?o apenas como poli?tica de Estado, fundamental para o desenvolvimento nacional, mas tambe?m como balizadora da conduta dos cidada?os e das autoridades governamentais.

Rio de Janeiro, 23 de novembro de 2019.

Luiz Davidovich
Presidente da Academia Brasileira de Cie?ncias