Notícias

Nota pelo adiamento do ENEM

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está marcado para ser aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro. O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) Anísio Teixeira, em declaração pública, afirmou que o cronograma será mantido, mesmo com os dados da pandemia de COVID-19 indicando, nacionalmente, alta vertiginosa dos casos de transmissão, internação, ocupação dos leitos de UTI e óbitos, em decorrência do alastramento da doença.

O APUBH se junta a entidades representativas do campo educacional e científico, às entidades estudantis e às famílias daqueles que prestarão o ENEM neste ano, em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais e da educação. Estamos juntos também para denunciar a irresponsabilidade política e sanitária do Governo Bolsonaro, que insiste em manter 6 milhões de estudantes, além dos aplicadores, por 5 horas nos locais de realização das provas, mesmo tendo sido dito por autoridades da área da saúde que o risco de transmissão está diretamente relacionado ao tempo de permanência no mesmo ambiente.

Clamamos, em um momento como o atual, em que o cenário da pandemia de COVID-19 se demonstra aterrador, que as autoridades competentes cumpram com suas atribuições constitucionais e protejam o povo brasileiro. Afirmamos que, para isso, basta que nossos governantes escutem a ciência e escutem as entidades representativas do setor educacional, que são quem, efetivamente, representa os interesses dos estudantes, professores e técnicos diretamente envolvidos com o ENEM.

Nós, do APUBH, lutamos para que haja vagas em número suficiente para que aqueles e aquelas que assim o desejarem venham fazer sua formação profissional, pessoal e cidadã conosco na Universidade. Para tanto, entendemos que nada pode ser mais relevante que a garantia de suas vidas e das vidas de seus entes queridos. As perspectivas de vacinação estão cada vez mais em nosso horizonte. É necessário esperar. É necessário que os estudantes façam o exame em condições de igualdade e sem arriscar a própria vida e a vida de seus familiares.

 

#AdiaEnem

 

APUBH – Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais e Campus Ouro Branco/UFSJ – Gestão Travessias na Luta – 2020/2022