Notícias

Nota de Falecimento do Professor Fernando Silveira Massote

O Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBH comunica com pesar o falecimento de Fernando Silveira Massote, professor aposentado do Departamento de Ciências Políticas da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – FAFICH/UFMG. Aguerrido, Massote construiu, ao longo da vida, uma trajetória memorável de luta em defesa da democracia, da justiça e da cidadania. Na juventude, foi presidente da União Municipal dos Estudantes Secundários de Belo Horizonte – UMES-BH. Em decorrência de sua luta, foi preso e exilado na Europa durante a Ditadura Militar. De volta ao país e já como professor da UFMG, foi eleito pela instituição, durante a Assembleia Constituinte coordenador do Centro de Acompanhamento da Constituinte CEACUFMG.

 

Natural de Campo Belo (MG), em 2007, Massote recebeu o título de cidadania honorária de Belo Horizonte, em reconhecimento ao seu trabalho em defesa da cidadania em Minas Gerais e no Brasil. Nos últimos anos, o professor Fernando Massote militava em Nova Lima contra a implantação de Condomínios ilegais na região e, por isso, sofreu inúmeras ameaças. Porém, este fato, nunca o impediu de continuar a luta. Ao longo da vida, o professor publicou várias obras sobre filosofia social, política e também suas memórias.

 

A APUBH lamenta profundamente a morte do professor e presta suas condolências aos seus  familiares e amigos.  O velório de Fernando Massote acontece hoje (02/07) desde as 10h, no Cemitério Parque da Colina (R. Santarém, 50 – Nova Cintra, Belo Horizonte) e o enterro será às 16 horas no mesmo local.