Notícias

Nota à Imprensa

As vereadores e os vereadores da Câmara de BH, representados pelos vereadores Bella Gonçalves, Cida Falabella, Pedro Patrus, Arnaldo Godoy, Gilson Reis, Pedro Bueno e Edmar Branco manifestam repúdio com a atitude da mesa diretora da casa, que numa atitude arbitrária, autoritária e antidemocrática utilizou-se de violência para expulsar, durante a sessão desta quarta-feira, cidadãos e cidadãs de Belo Horizonte das galerias do legislativo municipal. Além disso, destacamos também os repetidos desrespeitos ao Regimento Interno no processo de obstrução democrática ao projeto Escola Sem Partido.

Hoje, no décimo primeiro dia de obstrução, vereadores que compõem a Mesa conduziram uma sessão autoritária e conturbada. A obstrução da pauta é regimental e a população tem o direito de se manifestar contra propostas que não as representam. Essa atitude da Mesa Diretora demonstra não só despreparo, como também dificuldades de conviver no regime democrático.

Tropa de choque e violência foram as táticas utilizadas pelos seguranças da casa para a retirada dos presentes. Tudo porque resistimos à votação do Projeto de Lei 274/2017, que defende a lei da mordaça na educação de BH. Essa proposta conservadora e retrógrada tenta proibir que professores façam abordagem de temas importantíssimos. Com isso, ameaçam o respeito às diferenças religiosas, à diversidade, e impedem os alunos de terem uma escola diversa, que garanta seu direito de aprender, pesquisar, divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

Como se não bastasse tal ato arbitrário, a presidência da Mesa censurou, em mais uma atitude autoritária, os vereadores Pedro Patrus, Cida Falabella, Bella Gonçalves e Pedro Bueno, que tentavam, através do diálogo, apaziguar a situação de violência explícita dos seguranças. O professor Cleiton, do SindRede, foi violentamente agredido por um golpe conhecido como “mata leão”, dado por um segurança da casa, que provocou seu desmaio. Houve também duas professoras agredidas, além de estudantes.

Continuaremos na luta e convocaremos a população e os movimentos sociais a defenderem conosco a democracia e o direito de expressão.

 

Fora mordaça! Fora autoritarismo! Fora violência.

 

Bella Gonçalves, Cida Falabella, Pedro Patrus, Arnaldo Godoy, Gilson Reis, Pedro Bueno e Edmar Branco