Notícias

Moção da SBPC pede discussão ampla e profunda do projeto Future-se

No manifesto encaminhado nesta segunda-feira, 5 de agosto, a entidade solicita a extensão de, pelo menos, três meses no prazo para Consulta Pública sobre o programa.

No manifesto encaminhado nesta segunda-feira, 5 de agosto, a entidade solicita a extensão de, pelo menos, três meses no prazo para Consulta Pública sobre o programa. O documento foi aprovado pela Assembleia Geral de Sócios da SBPC, reunida em 25 de julho, por ocasião da 71ª Reunião Anual da SBPC, na UFMS, em Campo Grande 

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encaminhou nesta segunda-feira, 5 de agosto, a moção “Por uma discussão ampla e profunda do projeto Future-se”, aprovada na Assembleia Geral Ordinária de Sócios da SBPC, que aconteceu no dia 25 de julho, durante sua 71ª Reunião Anual, realizada na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande. O documento foi encaminhado ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, ao secretário da SESu/MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, ao presidente da Andifes, João Carlos Salles, e aos presidentes da Comissão de Educação da Câmara, deputado Pedro Oliveira Cunha Lima, da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, senador Dário Berger, e da Frente Parlamentar Mista da Educação, deputada Dorinha Seabra.

Na moção, a SBPC solicita a extensão de, pelo menos, três meses no prazo para Consulta Pública sobre o programa Future-se.

“O Programa Future-se, proposto recentemente pelo MEC, foi apresentado num momento crítico da vida financeira das Universidades Federais, asfixiadas por contingenciamento de 30% sobre um orçamento congelado com o valor do ano de 2016. Sua eventual implantação dificilmente resolverá o grave problema do financiamento, no curto ou médio prazo, que já ameaça o funcionamento dessas instituições. É imperiosa uma discussão ampla e aprofundada deste programa”, afirma a entidade no documento.

Confira aqui a moção na íntegra aqui.

Fonte: Jornal da Ciência