Notícias

Mobilização de Professores e Alunos de Pós do ICB contra os cortes de Bolsas

Na tarde do dia 04/9/2019, no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, professores e alunos de pós-graduação do ICB foram convocados pela Professora Andrea Mara Macedo para uma reunião. Na pauta: os novos cortes anunciados pela CAPES e seus efeitos na produção de conhecimentos do Instituto.

A maioria dos presentes mostrou-se apreensiva e temerosa quanto ao futuro da pós-graduação no Brasil. Diversos relatos e opiniões de professores e alunos do ICB foram compartilhados. Ao final da reunião, várias propostas foram aprovadas e encaminhadas, tais como:

(a) participação do ICB no Grito dos Excluídos do dia 07 de setembro, visto que os cortes na área de Ciências e Tecnologias ampliam a exclusão social e ameaçam a soberania do nosso país.

(b) promoção de uma reunião ampliada, com outros programas de pós-graduação da UFMG, que resultou na convocação pela Pró Reitora de Pesquisa da UFMG de uma reunião com coordenadores de pós realizada na tarde desta sexta-feira, 06/09/2019.

(c) aproximação dos docentes do ICB com o Sindicato APUBH para ampliar a luta em defesa da universidade pública junto à sociedade.

O ICB reagirá aos cortes que vem assolando a Educação!Outras unidades devem seguir esse exemplo pedagógico, pois a luta pela educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva é importante para todos os brasileiros!