Notícias

Mesa de negociação com servidores é reaberta pelo governo

Nesta segunda-feira, dia 30, representantes do FONACATE (Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado) e do FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) participaram da reunião realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para discussão da reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente, que acontecerá no dia 7 de fevereiro. Ao fim da reunião, foi confirmada a instalação da Mesa pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do ministério.

Nessa retomada de diálogo com os servidores públicos federal, que não existiu nos dois governos anteriores, os dirigentes alertaram sobre a urgência da recomposição das perdas salariais dos últimos seis anos, período em que a inflação já corroeu 40% das remunerações. Além disso, os servidores e servidoras do funcionalismo público federal também sofreram perdas com o aumento das alíquotas previdenciárias. Na discussão do dia 30, o presidente do FONACATE, Rudinei Marques, apresentou as pautas de interesse do Fórum: a revogação imediata das medidas antissindicais que ocorreram nos governos anteriores, a adoção de medidas para fortalecimento das organizações sindicais, a recomposição salarial, a instauração das mesas setoriais para questões específicas de cada carreira e a implementação dos termos não cumpridos em acordos salariais anteriores.

Seguindo a programação para exigência do cumprimento de direitos dos servidores, no dia 31, terça-feira, foi realizado um tuitaço pela manhã com a hashtag #RecomposiçãoJá, no qual servidores, servidoras e apoiadores manifestaram suas demandas. Além disso, na parte da tarde foi realizado um ato virtual transmitido pelo YouTube e pelo Facebook, com a presença de dirigentes de entidades representativas e trabalhadores do funcionalismo público de diversas carreiras.

A presidenta do ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior, Rivânia Moura, explicou que o ato virtual “abre uma semana de mobilização para dar início à Campanha [Salarial] das Servidoras e dos Servidores Públicos Federal junto ao novo governo. Durante a semana nós teremos ainda atos presenciais em Brasília (DF), no Congresso Nacional e no Ministério de Gestão. Essa primeira ação foi pensada de modo virtual como uma forma de levar informações para a categoria sobre a abertura da campanha salarial, mobilizar as servidoras e servidores e participar da luta, para pressionar pela mesa de negociação, pelo reajuste salarial depois de tantos anos sem qualquer recomposição da inflação”.

No dia 1º de fevereiro, quarta-feira e data em que ocorreu a posse dos parlamentares eleitos em 2022, os servidores e servidoras foram ao Congresso Nacional para apresentar a pauta unificada das categorias no Senado e na Câmara. Já no dia 2 ocorreu uma atividade em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A luta empenhada pelos servidores e servidoras foi fundamental para que a destruição do serviço público não fosse ainda maior, especialmente, durante o governo Bolsonaro Enquanto esses trabalhadores sofrem congelamento de suas remunerações e não recebem suas recomposições inflacionárias, a dívida pública tem atualização automática com um dos mais elevados juros do mundo. Os servidores federais são os pilares da democracia e do Estado e devem ser valorizados como tais, tendo seus direitos cumpridos e suas demandas ouvidas. Por isso torna-se cada vez mais urgente que a exigência da categoria seja atendida pelo governo nessa nova oportunidade de reconstrução do Brasil, em que se considera por meio das mesas de negociações entre a classe trabalhadora e governo federal, em relação às pautas que interessam aos vários segmentos de trabalhadores no país.

 

Com apoio da página do ANDES-SN na matéria ”Servidores Federais fazem Dia Nacional de Mobilização pelo reajuste salarial nesta terça (31)”