Notícias

Luiz Bevilacqua, ex-reitor da UFABC: “O grande perigo de desvalorizar a nossa ciência é condicionar a formação do povo brasileiro às universidades estrangeiras”

Em entrevista para o The Intercept Brasil, o ex-reitor da UFABC Luiz Bevilacqua, que também já presidiu a Agência Espacial Brasileira, criticou a atuação do governo Bolsonaro nas áreas de educação, ciência e tecnologia, e em especial o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Para o professor, o “Future-se” é um “Atrase-se” e as ações de Weintraub mostram sua falta de preparação e compromisso com o posto no Ministério da Educação.

Bevilacqua alerta que os ataques às universidades públicas abre precedentes para que a formação do povo brasileiro se dê em universidades estrangeiras, numa fuga de cérebros. O professor e pesquisador também projeta que o Brasil se coloca em risco ao descreditar a atividade científica nacional para exaltar aquelas do exterior, abandonando uma “independência cultural” e passando a depender do resto do mundo.

Confira a íntegra no link: https://theintercept.com/2019/12/23/weintraub-abre-portas-universidades-estrangeiras-luiz-bevilacqua/