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Investir em educação, ciência e tecnologia é garantir o futuro do Brasil!

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Investir em educação, ciência, tecnologia e inovação é tarefa fundamental para garantir um país mais desenvolvido tanto no plano econômico quanto social. Sabe-se que o dinheiro investido nessas áreas gera um efeito multiplicador que se reflete, entre outras coisas, no PIB de um país. Esse tem sido o caminho seguido pelos países considerados mais ricos, como EUA e Alemanha e também nos que vem se desenvolvendo mais rapidamente nos últimos anos como China, anos como China, Coreia do Sul e Cingapura. No Brasil, esse caminho vem sendo trilhado nos últimos anos mas anda encontrando no percurso uma série de ataques e incertezas sobre a sua garantia. As universidades públicas, responsáveis por mais de 95% da pesquisa científica feita no país, vêm sofrendo bloqueios e cortes orçamentários que colocam em risco sua possibilidade de funcionamento. Além disso, elas vêm sendo alvo de ataques, às vezes partindo do próprio ministro da educação, que desvalorizam e deslegitimam professores e pesquisadores. O mesmo asfixiamento orçamentário atinge importantes agências de financiamento como o CNPq, a Capes. O Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) também vem perdendo recursos de maneira avassaladora. Em abril de 2019, o Observatório do Conhecimento publicou o texto os 10 mitos sobre a universidade pública no Brasil. O material produzido rebate argumentos frequentemente reproduzidos via redes sociais, e até mesmo por membros da classe política, que desqualificam as universidades públicas e a pesquisa científica no B públicas e a pesquisa científica no Brasil.

Nesse final de ano, segue sendo importante apresentar à sociedade a verdade sobre a educação superior, e sobre os impactos dos investimentos em ciência e tecnologia para o país. Em defesa do conhecimento produzido nas universidades, o Observatório do Conhecimento, que reúne sindicatos e associações docentes de di associações docentes de diversas universidades públicas, produziu novo material com dados e estatísticas que comprovam a importância da área para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. A maioria dos gráficos e estudos utilizados foram apresentados pelos palestrantes do seminário “O papel da universidade pública no desenvolvimento da ciência e tecnologia, da educação e do conhecimento”, realizado pelas Comissões de Educação e de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados. O evento foi fruto da iniciativa comum entre o Observatório do Conhecimento e da Frente Parlamentar Mista em Defesa e pela Valorização das Universidades Federais e contou com a presença de diversos representantes de sindicatos docentes e de entidades,como a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).