Notícias

Inteligência Coletiva MG promove conferência sobre pandemias em Belo Horizonte

Fonte: Inteligência Coletiva MG

A conferência online é parte do lançamento oficial da iniciativa de pesquisadores do estado e acontece no dia 22 de setembro

 

Na próxima terça-feira (22), juntamente à chegada da primavera, a Inteligência Coletiva Minas Gerais realiza seu lançamento oficial. A conferência de abertura, ministrada pela professora da

UFMG e historiadora Heloísa Starling, terá como tema os impactos da pandemia de Gripe Espanhola na cidade de Belo Horizonte no século passado.

Na conferência “Gripe Espanhola em Belo Horizonte, o que aprendemos?” a pesquisadora abordará os desafios impostos à cidade na pandemia causada pelo vírus influenza e quais aprendizados daquele período podem ser decisivos hoje, em meio à pandemia do novo Coronavírus.

Um século depois, nos últimos meses temos observado um cenário de agravamento das crises que já afetavam o Brasil. Vivemos uma crise sanitária e humanitária e, para atravessá-la, serão

necessários esforços colaborativos na reflexão, construção e elaboração de políticas públicas que atendam à população brasileira em áreas como a educação, a saúde, a cultura.

Entendemos que os efeitos dessas crises não poderão ser tratados de forma isolada e nem pontual e será necessário um olhar de longo prazo para o enfrentamento desses efeitos. As proposta da conferência é gerar um debate nesse sentido, a partir do que a cidade de Belo Horizonte viveu na pandemia de Gripe Espanhola.

O evento de lançamento da Inteligência Coletiva começa às 17h, com transmissão pelo canal do YouTube da Ciência de MG . A programação completa você confere abaixo:

17:00 – Abertura

Dep. Agostinho Patrus – Presidente da ALMG.

Valcler Rangel – Chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz.

Prof. Ildeu Moreira – Presidente da SBPC.

Prof. Valder Steffen – Presidente do FORIPES.

Profa. Zélia Profeta – Fiocruz-Minas/Coordenação do Inteligência Coletiva Minas

Gerais.

Prof. Luciano Mendes – SBPC Minas Gerais/Coordenação do Inteligência Coletiva

Minas Gerais.

Dep. Beatriz Cerqueira – Presidenta da Comissão C&T e Educação da

ALMG/Coordenação do Inteligência Coletiva Minas Gerais.

17:20 – Vídeo – O que é o Inteligência Coletiva Minas Gerais?

17:30 – Apresentação do SITE OFICIAL do Inteligência Coletiva Minas Gerais.

17:40 – Conferência: Gripe espanhola em Belo Horizonte, o que aprendemos?

Conferencista: Doutora Heloisa Starling, da Universidade Federal de Minas Gerais

18:20 – Palavra aberta ao Público.

 

Quem é a Inteligência Coletiva Minas Gerais?

A iniciativa Inteligência Coletiva Minas Gerais é um coletivo que, sob a coordenação da Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência- Minas Gerais (SBPC-MG), do Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz- Fiocruz Minas e da Presidência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), reúne professoras, professores, pesquisadoras e pesquisadores de várias Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs). Temos por objetivos contribuir para o enfrentamento da crise sanitária e humanitária pela qual passamos mediante a organização de redes de interlocução e cooperação entre as ICTs e a sociedade civil organizada nos diferentes territórios mineiros e com a elaboração de projetos de futuro para nosso estado.