Notícias

Instituições de ciência mineiras entregam carta ao governador Romeu Zema

Fonte: Inteligência Coletiva Minas Gerais.

O documento elaborado pela iniciativa Inteligência Coletiva Minas Gerais defende o financiamento da FAPEMIG, do SUS e da ciência no estado e será entregue no dia 28.

Carreata para entrega da carta ao governador Romeu Zema | Imagem: Divulgação.

Um coletivo de professores e pesquisadores de Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação e representantes de movimentos sociais de Minas Gerais levará ao Governador Romeu Zema uma carta de apoio à Fapemig, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais. A produção e entrega da carta é uma iniciativa do Inteligência Coletiva Minas Gerais e foi definida após ser feito um pedido de audiência ao Governador, que permanece sem resposta.

A carta a ser entregue foi redigida após um evento realizado em 17 de julho pela Secretaria Regional de Minas Gerais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC- MG), o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz de Minas Gerais (FIOCRUZ- Minas), a Presidência da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e por professoras(es) e pesquisadoras(es) de várias Instituições de Ensino Superior e de Institutos Federais de Educação do estado de Minas Gerais. A data marcou o primeiro encontro do Inteligência Coletiva, cujo objetivo é contribuir para o enfrentamento deste momento complexo, organizando redes de interlocução e cooperação, em conjunto com a sociedade civil organizada.

No encontro, sob o tema Territórios em diálogos: Transformar o presente e o futuro de Minas Gerais, discutiu-se a importância de se investir em educação, ciência, tecnologia, inovação e fortalecimento do SUS para enfrentamento das crises impostas pela pandemia do novo Coronavírus. Com base nisso, o Inteligência Coletiva Minas Gerais definiu ao final deste encontro a necessidade de discutirmos junto ao Governador do estado, Romeu Zema, o fortalecimento dessas áreas no estado de Minas Gerais. Uma vez ignorado o pedido de audiência, será feita a entrega da carta, que chama a atenção para as repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica causadas pela pandemia do SARS-COV-2 em escala mundial, mas também para os impactos sociais, econômicos, políticos, ambientais, educacionais e culturais sem precedentes na história recente. No Brasil, além da crise sanitária, vivemos também uma crise humanitária.

A entrega do documento será realizada no próximo dia 28, sexta-feira. O Inteligência Coletiva Minas Gerais está organizando para esse dia, uma carreata que se dirigirá à Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. As adesões ao movimento também poderão ser realizadas na manifestação virtual, com postagens de comentários e compartilhamentos por aplicativos e redes sociais.

Manifestação virtual, por meio de aplicativos e redes sociais | Imagem: Divulgação.