Inauguração do PEP Montes Claros reuniu diretoria do APUBH e filiado(a)s
O Ponto de Encontro de Professor (PEP) Montes Claros foi reinaugurado na última sexta-feira, 23/08, com uma animada confraternização entre o(a)s docentes do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, membros da diretoria executiva e diretoria geral do APUBH, representados pelas professoras Maria Rosaria Barbato, Maria Auxiliadora Figueiredo, Marly Nogueira, Julia Maria de Andrade, William James Lima e Marilda Mendes.. O PEP é um espaço localizado próximo ao Campus ICA/Montes Claros preparado para acolher reuniões sindicais, troca de ideias políticas e confraternização dos docentes filiado(a)s ao APUBH.
A 1ª vice-presidente do APUBH, a professora do ICA/UFMG, Maria Auxiliadora Pereira Figueiredo explicou que desde a pandemia, o PEP veio sofrendo com as chuvas que danificaram seu telhado e deixaram marcas nas áreas internas do imóvel. Desta forma, ele ficou sem poder ser utilizado pelos professores que solicitaram uma reforma das instalações para que pudesse se tornar novamente um espaço para realização de encontros da categoria.
Figueiredo ainda lembrou que o processo de reforma foi demorado, tendo em vista a dificuldade de conseguir orçamentos que contemplassem as ações necessárias para corrigir os problemas apresentados no imóvel. Os orçamentos foram apresentados em assembleia realizada em 14 de dezembro de 2022 que aprovou os custos da reforma.
“Após a contratação da empresa, a reforma foi finalizada em aproximadamente 90 dias, ficando como novo e, passando novamente a poder desempenhar sua função como um ponto de encontro para as lutas e as comemorações dos professores do ICA em Montes Claros”, completou Maria Auxiliadora.
Para a presidenta do sindicato, professora Maria Rosaria Barbato, “essa inauguração para a nossa gestão foi uma grande vitória. Conseguir reformar o PEP Montes Claros foi uma grande alegria. A gente sabe que os professores e as professoras daqui estavam na expectativa desta reforma. E nós fizemos o impossível para tentar conseguir fazer a reforma até o término da nossa gestão. E conseguimos”.
Os professores e as professoras do ICA, filiados ao APUBH, agradeceram o empenho da diretoria em atender à reinvindicação dos filiados(as) de reforma do PEP e destacaram a função do espaço: promover debates, ações e conversas sobre os direitos e lutas dos docentes, mas também proporcionar momentos de descanso e lazer para os filiados.
Para o professor Dalton Rocha, o PEP é um espaço de confraternização e integração para se fazer política e discutir ideias, um espaço de conhecimento das atividades e lutas do sindicato. Por isso, para o professor, os filiados do APUBH “precisam ocupar o PEP”.
Já professora Julia Maria destacou a importância de o(a)s filiadas valorizarem o PEP: “o agora precisa ser valorizado para as pessoas participarem e perceberem o quanto que a gente enquanto sindicato, pode fazer”.