Notícias

Governo de Minas exonera diretores de escolas sem justificativa

Exonerações sem justificativa foram relatadas em escolas estaduais do estado de Minas Gerais nas últimas semanas. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), responsável pela manifestação do ato, denuncia as atrocidades que vem acontecendo pelo governo Zema e reivindica a recondução de todos os profissionais aos cargos.

Os casos estão longe de serem isolados. Acontecem em diversas cidades do estado e “fazem parte do projeto do governo do Estado de destruição dos princípios de direitos consagrados na educação pública, como a gestão democrática”, conforme publicado pelo Sind-UTE/MG. Em todas as exonerações, não foram respeitados os procedimentos legais e necessários para se determinar a exoneração pela inaptidão ou ineficiência do gestor a frente do seu cargo, sem contar que não foram realizadas reuniões de instrução, e tampouco foi garantido o direito à defesa.

Como contesta o Coletivo Independente de Gestores Escolares, “a Secretaria de Educação, repetidamente, ignora o fato de que todo Diretor de Escola Estadual é indicado para seu cargo comissionado por sua respectiva comunidade escolar, através do exercício da democracia, com eleições que são organizadas dentro de cada comunidade; diferente dos processos seletivos viciados, pouco transparentes, que são de praxe utilizados pela atual administração, a fim de lotear funções públicas de liderança e cargos com altos salários dentro da própria pasta da educação.”

Trabalhadores em Educação realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (4) contra as ações realizadas pelo governo Zema contra os diretores e diretoras das escolas estaduais de Minas Gerais. O ato aconteceu no bairro Gameleira, em frente à Superintendência Regional de Ensino de Minas Gerais (SRE/MG).

A deputada estadual, Beatriz Cerqueira (PT), questionou em suas redes sociais: “uma professora não conseguiu finalizar o Diário eletrônico. A Secretária de Estado da Educação fez o que? Exonerou a diretora da escola. Quando falo da crueldade do governo Zema, não é exagero! É real! As direções de escola deram conta do impossível durante a pandemia, são obrigadas a preencher planilhas e mais planilhas! Ficaram o último mês “se virando” sem professor na escola! E o governo Zema enxerga isso? Não! Só enxerga a si mesmo e sua gestão punitiva! Ah, não tiveram nem a decência de comunicar que a exoneração seria feita! Tem diretor que ficou sabendo que não era mais diretor da escola pelo Diário Oficial do Estado. Ah, as exonerações de diretores acontecem no mesmo dia que o Estado vai organizar as convocações de professores para as turmas que estão sem aulas! Muita eficiência deste governo!!!”

Em carta, o Coletivo Independente de Gestores Escolares pede aos poderes Legislativo e Judiciário que intervenham nas atrocidades que estão em curso dentro do Estado de Minas Gerais, sob influência de um nefasto poder Executivo. A operacionalização, controle, monitoramento, desumanização, atrocidades e muitas punições são características bem marcadas na gestão empresarial do governo Zema.

Nessa lógica, beirando a barbárie, podemos encontrar exonerações de diretores e diretoras de escolas de várias regiões do Estado. O Sind-UTE se coloca atento e pronto para mais essa batalha contra o ataque que essas exonerações arbitrárias representam ao conjunto da categoria. Com caráter de perseguição política e eleitoral, ao que tudo indica, substituindo gestores que tenham opiniões contrárias, ou sejam filiados a partidos de oposição, por gestores que possam ser mais úteis aos interesses da atual gestão do Estado. Nós, do APUBHUFMG+ prestamos nossa solidariedade aos gestores e gestoras das escolas da rede estadual atingidos por mais essa injustiça do governo Zema. A luta de vocês também é nossa.

 

Com informações dos jornais da Sind-UTE/MG, Hoje em Dia e O Tempo.