Fórum online da UFMG discute impactos da Covid-19 na educação superior
A UFMG realizou, na última sexta-feira (29 de maio), o fórum online “Impactos da pandemia na educação superior”, que buscou discutir e problematizar estratégias para a continuidade das atividades acadêmicas em meio à pandemia da Covid-19. O evento reuniu a reitora Sandra Regina Goulart Almeida, a pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, a professora Cristina Alvim, presidente do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFMG, e os professores da FaE/UFMG Carlos Roberto Jamil Cury e Bernardo Jefferson de Oliveira, que também é membro da diretoria do APUBH UFMG+. O evento pode ser visto na íntegra no canal da CAC UFMG.
“Os desafios não são novos. Boa parte deles são antigos e foram exacerbados nos últimos meses”
Na abertura, a reitora Sandra Goulart Almeida destacou a necessidade do diálogo com os setores da universidade para pensar a retomada das atividades, focando na inclusão da diversa comunidade acadêmica. “Estar na educação superior, no nosso entender, é um direito, e a UFMG, ao longo dos anos, tem-se comprometido com essa missão maior do direito à educação. Hoje, 54% dos nossos alunos vêm de escolas públicas, então temos uma responsabilidade muito grande com a qualidade dos cursos, da qual não abrimos mão, com equidade e inclusão”, afirmou.
A pró-reitora de Graduação, Benigna de Oliveira, apresentou as ações da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) no planejamento do retorno das aulas, como pesquisas sobre recursos tecnológicos, acessibilidade para os estudantes e a disponibilidade da oferta de disciplinas on-line. “O nosso projeto não é migrar totalmente para a educação a distância, é pensar em que momento podemos ter nessa modalidade o melhor do ensino presencial, aproveitando o potencial das tecnologias de informação e comunicação”, ressaltou a pró-reitora.
O professor Bernardo de Oliveira, integrante da diretoria do APUBH, salientou os desafios que a imposição do trabalho acadêmico remoto impõe, tanto a docentes quanto discentes. “Apesar das atividades suspensas, como as aulas presenciais e os projetos de extensão, boa parte do trabalho docente continua a ser feito em casa, como pesquisas e orientações. Agora, o desafio que se coloca é o de como retomar o ensino de qualidade em condições adversas”, explicou. Metodologias, o acesso a recursos tecnológicos, e as dificuldades dos alunos nesse novo processo são algumas das preocupações para a retomada das atividades de forma online. “Eu penso que grande parte dos professores está ansiosa, mas também disposta a encarar esses desafios. Existem as novidades e dificuldades no processo de mudança, mas o compromisso com a educação de qualidade permanece”, pontuou Bernardo. Como estudioso da Filosofia da Educação, o professor afirmou que momentos de crise são transformadores, e que podem ser uma chance de repensar métodos e incorporar mudanças. “As experiências online podem, de sua maneira, favorecer a aprendizagem. Podemos usar esse momento para refletir qual educação queremos e precisamos”, finalizou.
Encerrando o fórum, a mediadora e presidente do Comitê Permanente para Enfrentamento ao Coronavírus da UFMG, professora Cristina Alvim, confirmou a realização de novos eventos para manter o diálogo com a comunidade acadêmica e pediu união nesse momento. “Com respeito às muitas diferenças, quero destacar a importância de estarmos unidos e conscientes da responsabilidade de sermos, todos nós, UFMG”, concluiu.
Ainda no evento, foi lançado o projeto “Integração docente – ações formativas para as práticas pedagógicas”, que reúne esforços da Prograd, por meio da Diretoria de Inovação e Metodologia de Ensino (GIZ), do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) e da Diretoria de Tecnologia de Informação (DTI). Esse projeto já ofereceu oficinas sobre organização do tempo e recursos educacionais da plataforma Moodle a discentes e docentes, além de estar planejando e disponibilizando materiais sobre o Ensino à Distância (EaD). Também está acessível para os docentes o ambiente EspaçoUFMGVirtual, que reúne tutoriais e espaço para feedback sobre o uso do ambiente Moodle.
A Diretoria do APUBH, preocupada com a segurança da sua comunidade, lançou no dia 26 de maio nota contrária as atividades presenciais e semi-presenciais em rodízio em 2020, que pode ser lida neste link.
Com informações da Assessoria de Comunicação da UFMG