Notícias

Exposição comemora e rememora os 65 anos do CP/UFMG

Em tempos conturbados para a educação no Brasil, mostra discutiu o passado, o presente e alguns caminhos para o futuro

Exposição discute o passado, o presente e alguns caminhos para o futuro

As memórias e experiências de pessoas que fizeram e fazem parte da história do CP/UFMG deram origem à exposição CP 65 Anos do Colégio de Aplicação. A mostra foi composta de forma colaborativa, com a contribuição de atuais e ex-alunos, pais e professores, além de estudantes de graduação. A exposição integrou as comemorações do aniversário de fundação do Centro Pedagógico da UFMG, fundada em 21 de abril de 1954. A mostra esteve aberta entre os meses de junho e agosto, no mezanino da Biblioteca Central.

A exposição reuniu um acervo multimídia, formado por fotos e vídeos e pela aparelhagem e mobiliário de época do centro. O trabalho de pesquisa desenvolvido pelos estudantes completa o cenário, ajudando a contar a história do CP, desde a sua fundação. Também está presente uma recriação histórica que remete aos primórdios do Colégio de Aplicação.

A curadoria foi realizada pela artista visual e professora do CP, Silvia Amélia Nogueira de Souza. Segunda ela, a exposição retoma a história do centro desde a época de sua fundação, perpassando pelos diversos períodos transformações ocorridas através do tempo. E além de rememorar, a mostra abre espaço para discutir o momento atual e as perspectivas para a permanência do trabalho. “É uma alegria fazer parte da montagem dessa exposição, que contempla o passado, o presente e alguns caminhos para o futuro da escola”, definiu a professora.

Exposição CP 65 Anos do Colégio de Aplicação

Educação no Brasil

A comemoração dos 65 anos de fundação do CP coincide com um momento histórico delicado da educação no Brasil, em que o valor da atividade docente e da educação tem sido colocado a prova. A curadora da exposição avalia que a história do Centro Pedagógico, em seus percalços e conquistas, é um excelente ponto de partida para se pensar a educação no país. De acordo com ela, o caminho começa por fortalecer a educação básica. Nesse sentido, a professora acredita que os princípios de acesso à cultura, à cidadania e ao saber devem ser os princípios norteadores do trabalho de educação no Brasil.

A artista visual e professora do CP Silvia Amélia Nogueira de Souza é a curadora da exposição