Notícias

Em tempos de fake news, professor da UFMG desmente seis mitos sobre a autonomia

Fonte: UFMG.

Conceito está no centro da disputa de sentidos em uma sociedade cada vez mais polarizada

Alguns mitos sobre o papel, a regulação e o funcionamento das universidades estão fortemente presentes no imaginário social. Em entrevista à TV UFMG, o professor Emilio Meyer Peluso, da Faculdade de Direito, desconstrói essas noções. “Autonomia não significa que as universidades têm de se virar para tudo. Elas cumprem uma finalidade definida constitucionalmente como um direito fundamental: o direito à educação”, afirma o docente, que é vinculado ao Departamento de Direito Constitucional.

Essas noções equivocadas ou simplistas foram divididas em seis tópicos neste vídeo produzido pela TV UFMG:

1. As universidades não precisam prestar contas;
2. As universidades têm regras diferentes;
3. As universidades têm status de Estado soberano;
4. As universidades promovem doutrinação;
5. Só as universidades têm autonomia;
6. As universidades têm que se virar pra tudo.

Equipe: Leonardo Milagres (produção), Larissa Costa (reportagem), Ravik Gomes (imagens), Marcos Bispo (videografismo), Marcia Botelho (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo)

 

Campanha #MP914Não

 

Ver essa foto no Instagram

 

Em um novo ato de autoritarismo, o governo federal editou a MP 914/2019, que põe fim à democracia nas instituições federais. Se aprovada, a Medida Provisória permitirá que o governo indique reitores mesmo que sejam os menos votados pela comunidade acadêmica, bem como retirará dessa comunidade o direito de participar da escolha diretores de unidades e de campi. Vote contra o projeto, na consulta pública do Senado: https://bit.ly/371ZGr1 Participe do abaixo-assinado que rejeita a medida provisória: http://chng.it/9wXX6Yy8 Leia a nota conjunta dos três setores da UFMG – professores, estudantes e técnico-administrativos: https://bit.ly/375ys2C #MP914Não #autonomiauniversitaria #UFMG

Uma publicação compartilhada por APUBHUFMG SINDICATO (@apubhufmgsindicato) em