Notícias

Em simpósio online, sindicatos e outras entidades debateram os desafios da Educação na pandemia

Assista às palestras no Canal do APUBH; posteriormente, serão divulgados resumos das ideias debatidas nas salas paralelas do simpósio.

Entre segunda e sexta-feira desta semana, sindicatos e outras entidades que representam a área de Educação em Minas Gerais, incluindo os ensinos básico, tecnológico e superior, se reuniram para debater o momento de extrema gravidade que o Brasil e a Educação atravessam. O atual contexto requer a ampliação do debate e ações, pensadas e efetivadas coletivamente em prol de uma educação popular democrática e de qualidade nas condições de distanciamento social prolongado e para que juntos possamos construir as nossas próprias perspectivas de solução, comuns às categorias que representamos e às comunidades escolares e universitárias.

O Simpósio Intersindical – Desafios Educacionais em Tempos de Pandemia: Conflitos e contradições do trabalho educacional foi promovido pelo APUBH UFMG+, em parceria com o APG/UFMG, o DCE/UFMG, o Sindifes, o SindRede, o SindCefet, o Sind-UTE/MG e o Sinpro Minas. Quatro especialistas diferentes, em cada um dos dias, realizaram palestras sobre questões pedagógicas, jurídicas, psicológicas, médicas, sanitárias, raciais, técnicas, sindicais e políticas. Em um segundo momento, após as exposições dos palestrantes, os participantes foram divididos em salas virtuais paralelas, para a discussão de subtemas específicos. Posteriormente, serão divulgados resumos das ideias e debates destas salas.

Os vídeos das palestras continuam disponíveis no canal do APUBH UFMG+ no Youtube. Confira, a seguir, os temas abordados e os participantes.

Dimensão Pedagógico-educacional

Palestrantes: Dalila Andrade de Oliveira (UFMG); Eucídio Arruda (UFMG); Analise Silva (UFMG); Miguel Arroyo (UFMG).

Mediação: Vanessa Portugal (SindRede) e Rodrigo Duarte (UFMG).

Assista às palestras: https://youtu.be/6NQLpv8NWcw

Dimensão Jurídico-legal

Palestrantes: Ronaldo Lima dos Santos (USP); Thaís Cláudia D’Afonseca (PUC/MG – SinproMG); Sarah Campos – Advogada (APUBH); Carlos Roberto Jamil Cury (FAE-UFMG).

Mediação: Cristina Del Papa (Sindifes) e Luiz Fernando de Souza Oliveira (SindUTE)

Assista às palestras: https://youtu.be/KxIw67O9p_I

Dimensão Psicológica, médica, sanitária e racial

Palestrantes: Maria Stella Brandão Goulart (UFMG/APUBH); Angela Ernestina Cardoso de Brito (UFBA); Flávia Bulegon Pilecco (UFMG); Ada Ávila Assunção (UFMG).

Mediação: Maria Rosaria Barbato (UFMG/APUBH) e Suzana Maria Zatti Lima (SindCefet).

Assista às palestras: https://youtu.be/fMCWLbWhvkg

Dimensão Político-tecnológica.

Palestrantes: Sérgio Amadeu (UFABC); Leonardo Cruz (UFPA); Henrique Parra (Unifesp); Tel Amiel (UnB).

Mediação: Bráulio Brito Neves (UFMG) e Mariana Queiroz Castro (APG).

Assista às palestras: https://youtu.be/JTpCNf-hb9Y

Dimensão Sindical, intersindical e política.

Palestrantes: Rudá Guedes Moisés Salerno Ricci (Instituto Cultiva); Rodrigo Lamosa (UFFRJ); Joaninha de Oliveira ( Sinte-SC/Conlutas); Heleno Manoel Gomes Araújo (CNTE).

Mediação: Valéria Morato (Sinpro Minas) e Luiza Datas (DCE/UFMG).

Assista às palestras: https://tinyurl.com/canaldoapubh