Notícias

Em seminário na APUFPR, o APUBHUFMG+ colocou em debate as lutas do movimento docente na conjuntura atual

O APUBHUFMG+ integrou o debate, sendo representado por sua presidenta, a professora Maria Rosaria Barbato | Fonte: APUFPR.

“A universidade pública e as lutas da categoria docente” foi tema de seminário, na noite da última terça-feira (29/08), na sede da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR). O APUBHUFMG+ integrou o debate, sendo representado por sua presidenta, a professora Maria Rosaria Barbato. Compuseram a discussão, ainda, o professor Jailton Lira, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas, e o deputado estadual paranaense Arilson Chiorato (PT).

No debate, foram abordadas as pautas levantadas, atualmente, pela categoria docente, assim como o desafio de ressignificar a construção das lutas do seu movimento. Em sua fala, a professora Maria Rosaria ressaltou o papel fundamental das entidades sindicais para a conquista, manutenção e ampliação dos direitos da classe trabalhadora. Nesse sentido, ela mencionou a atuação do movimento docente na campanha pelo reajuste salarial dos servidores públicos federais – categoria em que se enquadra o magistério de universidades e institutos federais.

Já a professora Andréa Stinghen, presidenta da APUFPR, chamou a atenção para a importância de mobilizar a base para a construção da mobilização coletiva. Mais do que isso, ela ponderou sobre a necessidade de reinventar o sindicalismo, para que o movimento docente volte a ter relevância no cenário nacional.  E o deputado Arilson Chiorato comentou, em sua análise de conjuntura, o atual cenário enfrentado no Paraná, assim como no âmbito nacional. Sob o governo de Ratinho Jr., que apoiou o bolsonarismo nas últimas eleições, o estado vai na contramão da política de reconstrução nacional.

As demais categorias da comunidade acadêmica da UFPR também estiveram presentes, representados pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest-PR).

Assista ao relato em vídeo sobre o debate, publicado no canal APUFPR no YouTube: https://youtu.be/uxZv8_t2rNo?si=LMLOvnOkONW6gEXC