Acontece no APUBH, Notícias

Em defesa da vida: APUBH marcou presença em Abraçasso Automotivo e Musical em BH

Movimentos populares e entidades protestaram contra a política genocida de Bolsonaro e Mourão na pandemia da Covid-19

Abraçasso Automotivo e Musical em BH: manifestantes percorreram toda a extensão dos dois sentidos da Av. do Contorno. | Foto: Nivaldo Speziali.

Na manhã deste domingo (26/07), a região central de Belo Horizonte foi ocupada por um ato público contra as políticas genocidas e em defesa da saúde,na pandemia da Covid-19.O Abraçasso Automotivo e Musical em BH foi organizado pelo Coletivo Alvorada, com a adesão de sindicatos, organizações sociais, movimentos populares e outras entidades. O APUBH UFMG+ marcou presença. O Sindicato reforçou a manifestação, com a distribuição de material de protesto, como máscaras, camisetas, adesivos para automóveis e bandeiras.

O ato, contudo, teve um formato diferente. Os participantes permaneceram dentro de automóveis, devido às recomendações sanitárias de distanciamento social para evitar a proliferação do vírus. A arte também esteve presente, com os carros sintonizados na Rádio Favela (106.7 FM), que transmitiu uma programação musical especial dedicada à manifestação. A carreata percorreu toda a extensão dos dois sentidos da Av. do Contorno, em um ato simbólico de abraço à capital mineira.

O Abraçasso foi um gesto de solidariedade aos moradores da capital e região metropolitana, nesse período conturbado devido à pandemia. O ato também foi uma resposta popular contra a política genocida com que o Governo Bolsonaro tem conduzido a pandemia do Novo Coronavírus. Atualmente, o país registra mais de 87 mil mortes e 2,4 milhões de casos confirmados da Covid-19.

Em Belo Horizonte, a prefeitura vem sofrendo pressão de empresários e comerciantes para relaxar as medidas de quarentena e distanciamento social. A flexibilização, neste momento, agravaria a situação da pandemia, colocando em risco a vida de milhares de pessoas.

O APUBH UFMG+ participou do ato e contribuiu com a sua realização, por meio da distribuição de máscaras, camisetas, adesivos para automóveis e bandeiras. | Foto: Mariana Lacerda.

Confira, a seguir, a repercussão da manifestação na imprensa:

Estado de Minas

G1 / Rede Globo

O Tempo

Hoje em Dia

BHAZ