EBSERH: entidades se manifestam contra a privatização de hospitais universitários
Diversas entidades da saúde e educação, entre elas o ANDES-SN, assinaram na primeira semana de 2024, uma carta aberta à ministra da Saúde, Nísia Trindade, contra a privatização dos hospitais universitários, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH. O documento é uma resposta à revelação da existência de um grupo de trabalho para analisar a fusão entre o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). A informação foi divulgada pela UNIRIO e assinada também pelo Ministério da Saúde e a EBSERH, após visita e reunião realizada no dia 22 de dezembro de 2023, na Universidade do Federal do Estado de Rio de Janeiro, com a participação, entre outros, da referida ministra e do presidente da EBSERH, Arthur Chioro.
Na carta, são feitas críticas ao timing da reunião, realizada no último dia útil antes das festas de final de ano, bem como ao processo de criação da EBSERH, que também ocorreu em cenário semelhante: sem o debate com a sociedade, entidades sindicais docentes e de servidores, associações e movimentos sociais.
Na ótica das entidades e dos movimentos sociais a EBSERH não impactou positivamente a gestão dos hospitais, a qualidade do atendimento à população e condições de trabalho. Diz um trecho do documento: “Acompanhamos os Hospitais universitários geridos pela EBSERH e nenhum deles apresenta melhorias para a assistência, tampouco para servidores, pelo contrário! As mazelas que acometem as instituições públicas como a falta de financiamento adequado, também recai sobre a EBSERH, pois a fonte de financiamento é a mesma, além de propiciar um ambiente tóxico, com assédio moral e sobrecarga de trabalho. Tal comportamento condiz com sua natureza de empresa privada, voltada para produtividade sem compromisso prioritário com a qualidade e a efetividade da atenção à saúde como um direito”.
A carta ainda cobra do governo a abertura de diálogo sobre os serviços e gestão públicos de saúde. Atualmente, 41 hospitais universitários, distribuídos nas cinco regiões do país, estão vinculados à EBSERH. De acordo com a Empresa, existem 51 hospitais universitários pertencentes à 36 universidades.
Confira a carta: Microsoft Word – CARTA ABERTA À MINISTRA NÍSIA TRINTADE (andes.org.br)