Notícias

‘CoronaVac vai tirar a pressão do sistema de saúde’, prevê Unaí Tumpinambás

Fonte: UFMG.

Em vídeo, infectologista da UFMG comenta os resultados dos testes da vacina chinesa divulgados pelo Instituto Butantan

Uma vacina segura, com poucos efeitos colaterais e reações alérgicas e índice de imunização satisfatório. Assim, o professor Unaí Tumpinambás, da Faculdade de Medicina da UFMG, classifica os resultados dos ensaios da vacina CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac Biotec e testada e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. Os dados gerais foram divulgados nesta terça-feira, dia 12, em São Paulo.

Em vídeo, o infectologista, que integra os comitês de enfrentamento do coronavírus da UFMG e da Prefeitura de Belo Horizonte, afirma que a eficácia geral de 50,38% e de 78% para casos leves contribuirá para “tirar a pressão do sistema de saúde”. Tupinambás acrescentou, ainda, que a prevenção de 100% em relação a mortes é uma “tendência robusta”. “Se a vacinação for massiva, poderemos sair dessa pandemia”, projeta.

Segundo ele, é preciso agora cobrar um plano efetivo de vacinação, a ser deflagrado o mais rapidamente possível. “Quanto antes, melhor, para que possamos atravessar o outono e o inverno com mais tranquilidade”, sugeriu o professor.

Assista ao vídeo: